Paralisação do governo preocupa os estadunidenses

O não funcionamento do governo federal encontra-se atualmente no topo das preocupações dos estadunidenses, acima da economia, do desemprego, do déficit e do acesso à saúde.

Uma pesquisa da Gallup apontou que, para a população do país, a paralisação do governo é a maior preocupação, que atingiu a taxa mais alta em 74 anos, segundo a pesquisa.

Cerca de 33% dos consultados disseram que o governo disfuncional é o maior problema que a nação enfrenta, superando os 19% que têm essa percepção da economia e os 12% que, respectivamente, escolheram o desemprego, o déficit e o acesso à saúde.

Há apenas um mês, apenas 16% elegeram a paralisação governamental como o problema principal, e, nas consultas da empresa Gallup desde 1939, Washington nunca se apresentou como o assunto mais preocupante para a população.

Quando ocorreu a paralisação do governo em 1996, o nível da disfunção governamental como preocupação principal só atingiu 17%, muito abaixo do orçamento e do déficit.

A amostra coincide com a frustração existente pelas consequências do bloqueio no Congresso, cuja taxa de aprovação caiu para 11 pontos percentuais, se situando agora somente um ponto acima de seu nível mais baixo de aprovação de todos os tempos, registrado no ano passado.

Uma pesquisa publicada na segunda-feira (7) mostrou que 70% dos consultados nos primeiros dias da paralisação do Executivo, iniciada em 1º de outubro, considerou que este era um problema maior.

Atualmente, à parte da paralisação de instituições do governo e do fechamento de parques nacionais, entre outras consequências, chama a atenção que os causadores da crise, os congressistas, continuam recebendo seus salários contrariamente a milhares de funcionários públicos federais obrigados a tirar licença forçada e ainda sem salário.

Fonte: Prensa Latina