Lula Morais defende programa Mais Médicos

No primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (09/10), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou a audiência pública que aconteceu ontem, na Assembleia Legislativa, para discutir o programa Mais Médicos, do Governo Federal. “O programa é importante porque disponibiliza médicos para as pessoas mais carentes e para os municípios distantes, mas existem críticas por parte dos setores ligados à saúde, e precisamos achar formas para melhorar o programa”, disse.

O parlamentar ressaltou que existem problemas na sustentabilidade do programa, fazendo com que os profissionais que atuam não se sintam seguros. “Para que o programa se torne perene, é necessário que haja concursos públicos e carreira de estado para estabilizar o profissional e dar mais sustentação à saúde publica”, salientou.

O deputado salientou ainda a definição de recursos mínimos do Governo Federal para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Um projeto de iniciativa popular que obriga a União a destinar cerca de 10% de suas receitas brutas para a saúde teve quase dois milhões de assinaturas. A medida acumularia mais de R$ 40 bilhões na saúde, melhorando as condições da área”, frisou.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (Pros) afirmou que o Mais Médicos não vai resolver os problemas da saúde. “Um médico estrangeiro chega ao Interior sem recursos, sem medicamentos, sem estrutura e sem condição de realizar nenhum exame, e vai fazer o quê? Olhar para a cara do paciente apenas? O problema da saúde não é a falta de médicos, é a falta de condições”, disse.

Áudio


Fonte: Agência de Notícias da AL