Comunistas mineiros reúnem lideranças estaduais neste sábado

Um grande ato político marca neste sábado (12) a abertura da Convenção do PCdoB-Minas Gerais. A atividade contará com a presença de importantes lideranças políticas do estado e será realizada na Assembleia Legislativa. Faltando um ano para as eleições de 2014, a principal pauta dos debates dos comunistas mineiros deve ser a disputa pela sucessão para os governos estadual e federal.

A direção nacional do PCdoB será representada pelo secretário nacional de Meio Ambiente do Partido, Aldo Arantes. Já confirmaram presença o ministro de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel; o presidente do PMDB-MG, deputado Saraiva Felipe; o presidente do PT-MG, deputado Reginaldo Lopes; o presidente do PSB-MG, deputado Júlio Delgado; o presidente do PDT-MG, deputado Mário Heringer; o presidente o PR-MG, deputado Lincoln Portela; o presidente do PRB-MG, deputado George Hilton e o=o presidente do PTdoB-MG, deputado Luis Tibé. 

Segundo a presidenta do PCdoB-Minas, a deputada federal Jô Moraes, a atividade será uma importante confraternização, onde o Partido mostrará sua ampla relação política e apresentará o balanço que faz de sua participação nos dez anos dos governos de Lula e Dilma. “A participação dos comunistas nestes dez anos que mudaram o Brasil é a pauta principal dos debates que fazemos no país inteiro e daremos nossa contribuição com a opinião dos mineiros”. A convenção de Minas faz parte do processo do 13º Congresso Nacional do PCdoB, que terá sua etapa final em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de novembro.

O prefeito de Contagem, o comunista Carlin Moura — representante do Poder Executivo da segunda maior cidade do estado — e o prefeito da capital, Márcio Lacerda, também confirmaram a presença.

Além das eleições de 2014, o encontro dos comunistas mineiros deverá eleger o novo presidente do Partido no estado. Após dez anos à frente da presidência do PCdoB-MG, Jô Moraes deverá ser substituída pelo seu atual vice, Wadson Ribeiro. O jovem dirigente estadual é juiz-forano e ocupa a primeira suplência de deputado federal. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e secretário-executivo do Ministério do Esporte.

Informações do Vermelho-Minas