Após votação Batista é reeleito Presidente Estadual do PCdoB

 

Encerrou-se, neste domingo (13), a 18ª Conferência Estadual do PCdoB-RJ. A conferência, que reuniu 226 delegados (o que representa 85% do total de delegados eleitos pela base) no Hotel Windsor Guanabara, além de eleger o novo Comitê Estadual, tomou importantes decisões para o futuro do partido como o lançamento da pré-candidatura da Deputada Jandira Feghali ao Governo do Estado em 2014, a entrega dos cargos no Governo Estadual e a realização de um encontro estadual para debater o programa comunista para as eleições do ano que vem.

O último dia de conferência começou com a votação das últimas polêmicas com relação à tese do 13º Congresso do PCdoB. Destaca-se o intenso debate sobre o Leilão do Campo de Libra, que acabou com a aprovação de uma posição contrária à realização do mesmo que será encaminhada para avaliação do Comitê Central, instância a que cabe tomar a decisão sobre o tema. A ex-Presidenta do Comitê Municipal da Capital, Sonia Latgé avalia que o Brasil é hoje, ponta de vanguarda tecnológica e científica no que tange à questão do Petróleo no mundo e que confia na capacidade do Comitê Central para tomar uma decisão que coesione não apenas o partido, mas o campo de esquerda:

Nova direção estadual comunista, eleita na 18ª Conferência do PCdoB no Rio de Janeiro

– Tenho certeza que o PCdoB, na sua unidade nacional, vai poder avaliar isso e eu tenho certeza q nós estaremos no caminho certo, coesionando o movimento social que hoje é contra o leilão como a UNE, a UJS, a CTB, a UBM e todas as outras frentes de esquerda do Brasil para que possamos contribuir para que a Presidenta Dilma possa dar um passo correto não só em relação à infraestrutura do nosso País, mas também com relação ao futuro da nossa Nação como potência.

Após a votação das polêmicas, o Presidente Estadual do PCdoB João Batista Lemos fez a leitura da nominata proposta para o Comitê Estadual, salientando a democracia interna que incluiu, por indicações dos delegados presentes à conferência, 6 nomes para além dos previamente indicados. A votação ocorreu com o uso de 13 urnas eletrônicas sem maiores problemas. A pré-candidata a Governadora Jandira Feghali fez uma avaliação positiva do processo de Conferência:

– Foi uma conferência rica, com debates de alto nível. Que se posicionou sobre as teses nacionais e as questões locais. Ousada, audaciosa, foi uma conferência que lançou partido pela primeira vez à disputa da majoritária ao Governo Estadual e que vai nos dar muitos desafios e responsabilidades para o próximo período.

Também delegada à Conferência, a Deputada Estadual Enfermeira Rejane salientou o debate qualificado que fora realizado na conferência e a importância da pré-candidatura da Deputada Jandira Feghali para Governadora no próximo ano:

– Essa foi uma das melhores conferências que já participei. Nós mostramos que o partido é um partido democrático, unido e tenho certeza depois desse processo a militância vai sair muito mais aguerrida numa proposta de realmente mostrar a cara do PCdoB no estado do Rio de Janeiro. Tenho certeza que a candidatura de Jandira Feghali vai ser a campanha de um partido unificado e coeso para mudar a cara do Rio de Janeiro.

A conferência também teve grande presença dos comunistas que atuam junto aos movimentos sociais. O Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, acredita que a Conferência teve como grande mérito em “destacar a candidatura da camarada Jandira Feghali ao governo do Estado e construindo um novo polo de atração das forças de esquerda para mudar o Rio de Janeiro”. O ex-presidente da UNE e atual presidente da UJS-RJ, Daniel Iliescu salientou o acerto político em deixar o Governo Estadual e também salientou a pré-candidatura comunista:

– O principal saldo que sai dessa conferência é a evolução do nosso posicionamento político no nosso estado com o lançamento da pré-candidatura da Deputada Jandira Feghali, que foi a mulher mais votada no ano de 2006, quando foi candidata ao Senado e que foi a candidata mais votada da esquerda nas disputas pela Prefeitura em 2004 e 2008.

Ao fim da votação, foi eleita o novo Comitê Estadual que instantaneamente instaurou sua primeira reunião e reconduziu à Presidência do Partido o Camarada João Batista Lemos. Recém-eleito, Batista valorizou o processo de conferência e a unidade dos comunistas no Rio de Janeiro:

– Foi uma conferência à altura do estado de espírito do povo carioca e fluminense que vieram às ruas buscar um caminho para melhorar suas condições de vida. Uma conferência que refletiu essa efervescência de nosso Estado e o PCdoB sai mais unido e estruturado de todo esse processo ao definir um projeto comum. Um projeto de lançar Jandira Feghali ao Governo do Estado, de eleger 2 Deputados Federais e 3 Deputados Estaduais. Tudo isso como instrumento de construir um campo de esquerda democrático, popular como alternativa para 2014 e abrir novas perspectivas melhores para a luta para os trabalhadores e trabalhadoras cariocas e fluminenses.

*Por José Roberto Medeiros

Anexo: A relação dos membros do novo comitê estadual eleito.