Conferência do PCdoB aprova Jandira Feghali candidata ao governo

O segundo dia da Conferência Estadual do PCdoB no Rio de Janeiro, realizada neste sábado (12), aprovou com ampla maioria o lançamento de Jandira Feghali como pré-candidata ao governo do Estado em 2014.

O início dos trabalhos foi marcado pela apresentação das teses do 13° Congresso pelo secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, que destacou a importância do fortalecimento do partido e do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, além da valorização da unidade partidária.

"O que o PCdoB tem a dizer aos trabalhadores, ao povo e à nação, é que a questão central é mobilizar apoio para o governo realizar as mudanças no rumo do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, no rumo das reformas democráticas. Para que tudo isso possa ocorrer, para que de fato consigamos essa nova arrancada, será fortalecendo o PCdoB; essa é a conclusão maior que podemos chegar. O PCdoB é o proponente dessas propostas e o Partido precisa ter força para transformar em uma ação política de massa, precisamos ter mais força eleitoral e essa força provém do trabalho cotidiano nosso, da luta social, da capacidade de representar o interesse do trabalhador, de estar presente na luta do povo”.

Logo em seguida, o presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, apresentou à conferência a resolução do comitê estadual, salientando que "Nos coube trazer uma indicação em relação à questão estadual; como bem abordou o Walter, o Brasil avançou muito nesses 10 anos, avançou e fomos partícipes desse processo de conquista dos avanços sociais, democráticos e de soberania nacional. Mas temos consciência de que é necessário dar uma nova arrancada e construir um bloco de esquerda amplo, elevar e intensificar o nível da luta política de massa. Nessa conferência levando em conta a necessidade dessa nova arrancada e diante da realidade do Rio, o comitê estadual cessante apresenta a Resolução de Outubro":

Resolução de Outubro

O reposicionamento das forças políticas no Rio de Janeiro e a necessidade de avançar a luta e o processo de mudança iniciado por Lula e continuado por Dilma torna necessário construir uma nova maioria política com base no núcleo de esquerda. Diante disso e levando em conta o quadro estadual de dispersão do campo que apoia o governo Dilma Rousseff, o que exige que o Partido tome iniciativas políticas relevantes, resolve o Comitê Estadual:

1. Lançar a pré-candidatura de Jandira Feghali para o cargo de Governadora, visando fortalecer o campo progressista em nosso estado bem como dar maior protagonismo político ao PCdoB;
 
Após a leitura, o líder comunista João Batista, falou sobre a indicação da Resolução de Outubro:
 

"A indicação do PCdoB de tomar uma iniciativa politica em uma situação adversa, como dizia Gramsci, é para romper com a rotina, com o espírito conservador e apresentar nossa perspectiva. Aqui está colocado o protagonismo do Partido, sem nos isolarmos, mesmo porque o quadro para 2014 ainda não está definido. E para jogarmos um papel de vanguarda para construir um campo de esquerda popular e democrático, a saída para nós é lançar Jandira; para o PCdoB jogar seu papel como protagonista e também coesionar as fileiras do nosso Partido em torno do nosso projeto e de nossa candidata", afirmou Batista.

O presidente do PCdoB na capital carioca, Waldemar de Souza, que estava coordenando a mesa, propôs ao plenário a votação imediata do item que versa sobre o lançamento da candidatura de Jandira ao governo estadual. O coletivo da militância aprovou a indicação com forte entusiasmo e com ampla maioria.

Após ter a candidatura calorosamente aprovada pelos camaradas, a deputada federal Jandira Feghali, foi ao microfone e falou à militância comunista presente:

"Me sinto muito responsável com essa candidatura, mas encaro essa responsabilidade como uma necessidade política do partido, para o nosso crescimento, crescimento da nossa face, da nossa identidade junto à sociedade do Rio de Janeiro. Agradeço muito essa unidade política em torno da posição e em torno do meu nome, e espero juntamente com o coletivo partidário tomar todas as decisões que têm sequência nessa decisão. Agradeço a confiança e a posição de unidade do partido e vamos fazer todo esforço para construir coletivamente a serviço do nosso projeto e a serviço do crescimento do partido", destacou a comunista Jandira Feghali, pré-candidata ao governo do Rio em 2014.

O conjunto da militância cantou: “1, 2, 3, 4, 5, mil; e viva o Partido Comunista do Brasil”. A militância também saudou efusivamente a parlamentar do PCdoB-RJ bradando: "Olê, Olê, Olê, Olá, Jandira Já!".

Na sequência foram iniciados os debates das teses do 13° Congresso, quando dezenas de camaradas se inscreveram, demonstrando mais uma vez a força da democracia interna dentro do PCdoB. A conferência estadual continuará durante todo sábado e neste domingo (13), quando será eleita a nova direção estadual e os delegados para o Congresso Nacional em São Paulo. O encerramento da conferência está previsto para as 14h.

Do Rio de Janeiro,
Bruno Ferrari