Em homenagem ao professor, Chico Lopes cobra piso salarial 

Nesta terça-feira (15), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene será para homenagear o Dia do Professor. Ao prestar homenagem aos professores, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) cobrou respeito à lei do piso nacional da categoria. Com uma trajetória dedicada ao magistério e uma história política marcada pela defesa da educação, Chico Lopes avaliou os avanços e desafios do setor. 

Em homenagem ao professor, Chico Lopes cobra piso salarial - Agência Câmara

"Defender a lei do piso salarial nacional do magistério é o melhor presente que podemos dar aos professores, neste 15 de outubro", destaca Chico Lopes, lembrando a união de todos os governadores, que propõem mudar a forma de cálculo do reajuste do piso para 2014, o que traria grande prejuízo à categoria.

Para Chico Lopes, o Brasil tem muito a comemorar, quanto às melhorias na educação nos últimos 10 anos, com democratização do acesso ao ensino superior, aumento dos recursos para investimento na educação pública e conquistas importantes para os professores, como o piso salarial nacional da categoria, assegurado em lei, após mais de 40 anos de luta, e o direito a um terço da carga horária para atividades extrassala, garantido por emenda de Chico Lopes à lei do piso nacional.

Outra importante conquista é o direito a financiar até 100% de um curso superior, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mais um direito assegurado através de emenda de autoria do deputado. A medida ajuda a dar aos trabalhadores mais oportunidades de acesso às universidades, condição antes restrita a uma parcela bem menor da população.

Apesar dessas vitórias, que se somam à aprovação da destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação, Chico Lopes também destacou os desafios da educação e dos professores brasileiros.

Entre eles, o deputado citou a luta pela aprovação do Plano nacional de Educação (PNE), aprovado na Câmara e que ainda está em tramitação no Senado; a necessidade de reformar o Ensino Médio e a grande mobilização social para garantir que a lei do piso nacional do magistério seja cumprida.

Os outros deputados que também discursaram em homenagem aos professores, lembraram ainda a luta da categoria pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação. E criticaram a repressão ao movimentos dos professores, em greve no Rio de Janeiro, contra a lei de cargos da categoria. 

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes