Leci Brandão: Valorizar a educação é valorizar o professor 

Qualquer país que pretende se tornar uma nação forte, soberana e democrática deve tratar a educação como um setor estratégico. Mas um simples olhar ao nosso redor é suficiente para percebermos que aqueles que nos antecederam fizeram escolhas erradas.

Por Leci Brandão*, especial para o Vermelho 

Que nação estamos construindo quando apenas uma minoria tem acesso à educação de qualidade e o restante da população tem sido, na prática, expulsa do sistema educacional?

Precisamos construir um novo país que tenha como alicerce a educação e a diversidade como um valor que oriente a prática cotidiana. Devemos canalizar esforços para que a educação seja, de fato, o grande agente transformador da realidade. Para que isso aconteça, o papel do professor é fundamental. Mas para cumprir sua função o professor precisa ser, antes de tudo, valorizado pelos governantes e pela sociedade.

Em 1995 compus e gravei “Anjos da Guarda” em solidariedade à luta dos professores. Na música eu digo que gostaria de ter “um discurso bem mais feliz”. Infelizmente, após 18 anos, aquele discurso continua atual e as reivindicações ainda são as mesmas. Afinal, a escola que queremos está distante daquela que temos.

Nesse 15 de outubro, em que comemoramos o Dia do Professor, eu realmente gostaria de um discurso bem mais feliz. Eu gostaria de dizer que temos uma educação libertadora e uma escola que forma cidadãos porque, acima de tudo, preza pela cidadania e respeita os professores, pois sabe que esses profissionais são especiais e devem ser reverenciados.

Ensinar é um dos mais importantes atos humanos, porque transmitir conhecimento transforma vidas e sociedades.

* Leci Brandão é deputada estadual pelo PCdoB de São Paulo.