José Reinaldo: O jogo da oposição e a batalha política de 2014

"Fiquemos certos de que não há terceira via possível. As candidaturas, que supostamente não são nem carne e nem peixe, fazem o jogo das forças neoliberais e conservadoras", afirmou José Reinaldo Carvalho, editor do Portal Vermelho, em mais uma edição do programa Ponto de Vista. O jornalista reflete sobre as primeiras movimentações de peças do grande jogo político que ocorrerá em 2014.

O editor sinaliza que nessa disputa há dois caminhos colocados: "Ou o Brasil prossegue no caminho, aberto em 2003 pelas forças progressistas, do desenvolvimento econômico, do progresso social, da ampliação da democracia e da afirmação da soberania; Ou retrocede sob o comando das forças conservadoras, que funcionam como instrumentos da oligarquia financeira, inimigas da nação e do povo brasileiro".

 

Ele ainda colocou que "esta é a luta de fundo. O polo liderado pela presidenta Dilma Rousseff alinham-se as forças progressistas, de esquerda e patrióticas, para as quais a luta sucessória tem sentido estratégico, pois está relacionada com a luta por um país desenvolvido e soberano, integrado com seus vizinhos latino-americanos, democrático, com progresso social. No outro polo, é dura a disputa entre personalidades e siglas pela hegemonia do campo opositor".

O editor o Vermelho reafirma que "para os comunistas, é decisivo que o povo conquiste a quarta vitória consecutiva, para fazer avançar ainda mais o ciclo progressista iniciado em 2003, com a plena realização de um plano nacional de desenvolvimento e das reformas estruturais democráticas".

Ouça na Rádio Vermelho a íntegra da reflexão: