Vanessa diz que CPI evidencia vulnerabilidade do Brasil  

Em pronunciamento nesta terça-feira (22), a presidente da CPI da Espionagem, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), disse que os convidados que participaram até agora das audiências públicas promovidas pela comissão têm concordado a respeito da vulnerabilidade do Brasil na área de segurança da informação e da falta de investimentos no setor.  

A senadora sugeriu, em seu pronunciamento, medidas que deveriam ser adotadas pelo governo brasileiro nesta área. Entre as medidas mais citadas pelos especialistas convidados pela CPI da Espionagem está a verificação de equipamentos e programas para computadores.

A homologação de hardwares e softwares, explicou, poderia garantir uma segurança maior no trânsito das informações. “Isso já deveria estar acontecendo, principalmente no que diz respeito a máquinas e programas utilizados pelo poder público”, alertou.

Vanessa disse que as audiências públicas têm servido também para esclarecer que a espionagem não é feita apenas pelos Estados Unidos, por meio da agência de segurança nacional (NSA, na sigla em inglês), mas também por países como Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Inglaterra. A união desses cinco países, chamados de five eyes, tem permitido uma cobertura de todo o planeta.

“O que existe entre esses cinco países é uma ação única. Não se trata de um país colaborar com o outro, não. Trata-se de uma ação única desenvolvida por esses países “, afirmou a senadora.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado