Goiânia comemora 80 anos com mais de 50 atrações culturais

O goianiense que gosta de dar uma boa gargalhada em peças teatrais, apreciar exposições de obras de arte, ouvir um bom concerto, prestigiar apresentações musicais e assistir filmes terá boas opções para os próximos dias. A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), preparou uma programação com mais de 50 atrações culturais, realizadas em comemoração nesta quinta-feira (24), feriado, pelos aos 80 anos da capital goiana.

Além das atividades culturais, a administração municipal sugere também ao goianiense e ao turista que visitem o roteiro arquitetônico e urbanístico em Art Déco que a capital possui – um dos acervos mais significativos do país, construído nas décadas de 1940 e 1950, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em novembro de 2003.

Aos que ainda não se organizaram, há diversas atrações culturais que acontecem durante todo o mês de outubro no Centro Municipal Goiânia Ouro, localizado na Rua 3, esquina com a Rua 9, 1.016, Galeria Ouro no Centro; no Museu de Artes de Goiânia (MAG), localizado na Rua 1, 605, na área do Bosque dos Buritis, Setor Oeste; no Teatro Goiânia – Avenida Anhanguera esquina com a Avenida Tocantins, Centro; além do Museu de Ornitologia, em uma unidade na Avenida Para, n° 396, Setor Campinas, e na área do Parque Zoológico de Goiânia, o Zoo Gyn, na Avenida Contorno, no Setor Oeste.

Goiânia em Cena
A 12ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena, que iniciou no último dia 17, integra a programação em comemoração aos 80 anos da cidade. O cronograma tem mais de 30 atividades que serão gratuitas ou com baixo custo e reúne apresentações internacionais, nacionais e regionais, além de espetáculos, performances, shows musicais, seminários, oficinas, fóruns e debates. Será divido em duas etapas, a primeira acontece entre os dias 17 a 27 de outubro e a segunda, de 1° a 15 de dezembro de 2013. Confira programação no site: http://culturagoiania.com.br/em-cena/.

Goiânia Ouro
No Centro Municipal Goiânia Ouro, haverá exposições culturais de vários artistas goianos, teatro, cinema e o tradicional Café Cultura, que acontece em todas as quartas e quintas-feiras do mês. São mais de seis apresentações teatrais, 12 exibições de filmes de curta e longa metragem, além de três opções musicais do Café Cultura – os grupos Na Asa do Vento, Heart of Blues e Josué Coimbra e banda, todos com entrada franca. Confira programação no site:http://www.goianiaouro.com/programacao.php

MAG
O Museu de Artes de Goiânia (MAG) também preparou uma programação especial para as comemorações dos 80 anos de Goiânia. Local oferece a exposição ‘Acervo Inaugural do MAG’. A mostra já está aberta aos visitantes desde o dia 22 e leva ao alcance do público uma vasta documentação histórica que demonstra o surgimento do museu, assim como as obras do acervo inicio do local, datado de 1970.

Orquestra e Coro Sinfônicos
A Orquestra e o Coro Sinfônicos de Goiânia preparam uma agenda de concertos para as comemorações dos 80 anos de Goiânia. As apresentações dos concertos serão nos dias 24, 26 e 27 de outubro, (quinta-feira, sábado e domingo). No dia 24, às 20 horas, aniversário de Goiânia, a apresentação será no Teatro Sesi com a regência de Norton Morozowicz. No dia 26, às 18 horas, com a regência do maestro Joaquim Jayme, o concerto será no Parque Municipal Lago das Rosas. Já no dia 27, às 20 horas, ocorre a última apresentação da Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia, no Teatro Goiânia, com a regência do maestro Norton Morozowicz.

Museu de Ornitologia
Para as pessoas que apreciam exposições de animais em tamanho real, a oportunidade está no Museu de Ornitologia, situado no Setor Campinas, e no Parque Zoológico de Goiânia, no Setor Oeste. Mais de 1,5 mil exemplares de animais empalhados – a maioria são espécies originados do cerrado – por meio da técnica de taxidermia fazem parte do acervo do Museu. Na unidade do Setor Campinas, o horário de funcionamento é das 8 às 17h30 e a entrada é franca. Já no Zoológico, o museu funciona das 8 às 17 horas e a entrada no parque é de R$ 2.

Roteiro arquitetônico em Art Déco
Goiânia está entre as cidades do Centro-Oeste com o maior número de acervo em Art Déco. São prédios públicos e privados, além dos vários monumentos com esta característica arquitetônica. No roteiro sugerido pela prefeitura, o Setor Central da capital goiana concentra a maior quantidade de exemplares de Art Déco que o turista poderá apreciar. Na rota, há a Agência de Atendimento da prefeitura no Setor Campinas, Estação Ferroviária, Coreto da Praça Cívica, Mureta e Trampolim do Lago das Rosas, além do Teatro Goiânia, Grande Hotel, Museu Pedro Ludovico Teixeira, Torre do Relógio na Avenida Goiás, entre outras.

Fonte: Secom/Prefeitura de Goiânia