Reforma tributária da China reduz impostos em US$ 2 bilhões

Os recentes esforços da China para expandir a reforma piloto do imposto sobre valor agregado (IVA) no país levaram a uma redução de impostos de 13,01 bilhões de iuanes (US$ 2,1 bilhões) até o momento, anunciou na quinta-feira (24) a Administração Geral de Impostos.

A expansão da reforma do IVA, que foi aplicada como parte do corte de impostos estruturais da China, incluiu a substituição do imposto sobre o volume de negócios com um encargo sobre o valor agregado no setor de transporte e outros setores de serviços desde 1º de agosto deste ano.

O IVA refere-se ao imposto cobrado com base na diferença entre o preço da mercadoria antes dos impostos e seu custo de produção, enquanto o imposto sobre o volume de negócios significa a cobrança de imposto sobre as receitas brutas de uma empresa.

Até agora, a reforma ampliada do IVA beneficiou 2,22 milhões de contribuintes, com o número de contribuintes nos setores recém-incluídos chegando a 762,6 mil, disse a administração.

A reforma do IVA trouxe benefícios para o crescimento econômico do país e para a reestruturação de empresas, comentou Bai Jingming, vice-diretor do instituto de ciências financeiras do Ministério das Finanças.

Ele apontou que atualmente a indústria de serviços se beneficia diretamente da reforma, mas em uma perspectiva de longo prazo, o medida promoverá o desenvolvimento da indústria manufatureira com expansão da reforma para mais setores.

Fonte: Rádio Internacional da China