Ex-secretário do PC chinês, Bo Xilai cumprirá prisão perpétua

O antigo membro do Birô Político e ex-líder do Partido Comunista da municipalidade de Chongqing, na China, Bo Xilai perdeu o último recurso contra a sua sentença perpétua nesta sexta-feira (25), depois de um tribunal chinês tê-lo condenado por corrupção e abuso de poder. O julgamento insere-se no contexto do combate declarado pelo governo chinês contra as práticas de corrupção e pela renovação política.

Bo Xilai - Getty Images

Bo foi condenado à prisão perpétua no mês passado por abuso de poder, fraude e suborno. Ele já havia sido removido do cargo político em 2012, após um escândalo envolvendo seu vice, Wang Lijun, que impulsionou uma investigação sobre a morte do empresário britânico Neil Haywood.

A esposa de Bo, Gu Kailai, foi condenada pelo assassinato de Heywood, que o tribunal definiu como motivado por disputas financeiras.

Leia também:
China: ex-secretário do PC, Bo Xilai, é indiciado por corrupção
Xi realinha a política do PC Chinês a novas realidades

Bo foi declarado culpado de aceitar subornos que chegaram a 20 milhões de yuan (7,24 milhões de reais), e acusado de abusar da sua posição para acobertar os crimes da sua esposa. Seus apoiadores alegam, entretanto, que a sua prisão é motivada pela tentativa de afastá-lo permanentemente do cenário político.

O tribunal afirmou que os crimes de Bo “ocasionaram consequências sociais severas e causaram danos extremos aos interesses do país e do povo”, de acordo com a decisão, postada na página oficial. Bo deve cumprir a sentença na prisão de Qincheng, ao norte de Pequim, onde estão outros criminosos da elite política.

De acordo com o tribunal, as evidências contra Bo eram claras e a justiça foi alcançada. “Este tribunal verificou os fatos e evidências da corte de primeira instância”, disse o porta-voz da suprema corte de Shandong, Hou Jianjun, em uma coletiva de imprensa.

“As razões para o recurso apresentado por Bo Xilai e as opiniões do seu advogado não tinham bases legais e factuais”, continuou Hou, informando que a decisão de rejeitar o recurso era final.

O Tribunal Intermediário de Jinan, capital de Shandong, tinha sentenciado Bo Xilai, no dia 22 de setembro, à prisão perpétua. Bo apelou ao Supremo Tribunal de Shandong, tribunal de última instância, que voltou a analisar o caso e manteve a pena anteriormente atribuída.

Com agências,
Da redação do Vermelho