Fetag Bahia recebe homenagem por 50 anos de lutas

O plenário da Assembleia Legislativa ficou lotado na manhã desta sexta-feira (25/10) para a Sessão Especial em comemoração aos 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura na Bahia- Fetag Bahia. Lideranças políticas e sindicais prestigiaram o evento, proposto pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que ressaltou a importância da entidade na luta pela reforma agrária e por melhoria das condições de vida do homem do campo.

Presente em 410 dos 417 municípios baianos, a Fetag é reconhecida nacionalmente por inúmeras lutas e conquistas em nome da agricultura familiar da Bahia. São cinco décadas de mobilizações e ações comprometidas com as mudanças econômicas e políticas rumo a uma sociedade justa, fraterna e igualitária que marcaram a vida sindical e política da região.

“É muito importante estes 50 anos de luta e resistência da Fetag pela construção de uma sociedade cada vez mais democrática e justa para todos. Também representa um grande recomeço do nosso desafio pela consolidação de uma ampla e massiva reforma agrária em nosso país, pelo fortalecimento e consolidação da agricultura familiar, por mais políticas públicas para a agricultura familiar, que representa mais de 50% da produção alimentar, com apenas pouco mais de 24% das terras agricultáveis de nosso país”, declarou Cláudio Bastos, presidente da Fetag Bahia.

Para ele, os números demonstram a necessidade da distribuição de terra e renda em nosso país, além da valorização dos trabalhadores rurais assalariados. ”Aqueles companheiros que estão nas empresas, vendendo a sua força de trabalho, muitos deles sem carteira assinada, muitos escravizados. Nós temos feito este combate permanente e nos próximos anos, nosso desafio é nos qualificar cada vez mais, no sentido de não perder o nosso papel da luta, da pressão, da reivindicação, de estar nas ruas – nas Marchas das Margaridas, nos Gritos da Terra-, mas cada vez mais buscar nos qualificar para intermediar as políticas públicas para a agricultura familiar e para ajudar na melhoria das condições de vida dos companheiros e companheiras do campo”, acrescentou Bastos.

Luta importante

A importância da Fetag também foi ressaltada pelo deputado federal e presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida. “Esta sessão tem um significado muito forte, pois marca os 50 anos da maior entidade de representação dos trabalhadores rurais do estado. A luta do PCdoB se confunde com a luta da Fetag pelo reconhecimento do trabalho do homem do campo, que são os responsáveis por parte importante da riqueza deste país”.

A Fetag tem relevância maior ainda para a CTB, que possui nos trabalhadores rurais a maior base no estado. “Este é um momento muito importante para a CTB, pois reforça a nossa parceria com os trabalhadores rurais. A luta da Fetag não é apenas por melhoria para o campo, mas por políticas públicas para todo o Brasil. Ao longo de sua história, a Fetag teve papel importante em lutas que refletiram em políticas públicas do estado, como programa Luz para Todos, a aposentadoria do trabalhador rural e a melhoria das condições de trabalho no campo. Nós da CTB viemos aqui nesta sessão reforçar esta união dos trabalhadores do campo e da cidade, pois juntos e que podemos fortalecer a luta do campo e da cidade: a Fetag e a CTB”, concluiu a presidente da CTB Bahia, Rosa Souza.

O evento contou também com a presença do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB); da vice prefeita de Boninal, Iracema Costa; do vice prefeito de Nova Redenção e vice presidente da CTB Bahia, Jean Carlos; do vereador de Salvador Everaldo Augusto (PCdoB); do presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, além de outras lideranças locais.

Fonte: Ascom/CTB Bahia.