Japonês disse que Ilhas Diaoyu nunca pertenceram ao Japão

Em seu novo livro sobre a origem das disputas territoriais entre Japão e China, o historiador japonês Murata Tadayoshi revelou que as Ilhas Diaoyu nunca pertenceram ao Japão e sempre foram parte da China. Ele chegou a esta conclusão depois de comparar os documentos históricos dos dois países.

O livro justifica esta teoria da perspectiva geográfica. De fato, as Ilhas Diaoyu pertencem às ilhas adjacentes a Taiwan. Ele conclui que o governo japonês tirou Diaoyu da China.

Murata Tadayoshi é professor de honra da Universidade Nacional de Yokohama e tem acompanhado a disputa. Já em 2003, ele apontou que as ilhas, chamadas pelos japoneses de Senkaku pertenciam à China. O Japão ocupou o local em 1895 depois de ter vencido a guerra Sino-Japonesa. Segundo o professor japonês, foi um roubo e não uma prática digna.

A versão japonesa do livro "Origem de Disputas Territoriais Japão-China — Encarar a questão de Diaoyu a partir dos documentos históricos" foi lançada em junho no Japão e causou grande repercussão, já que sua conclusão não está de acordo com o ponto de vista do governo do país.

Fonte: Rádio Internacional da China