BA: Mais de 650 pessoas com deficiência atendidas no Dia D

Mais de 650 pessoas com deficiência atendidas. Esse foi o saldo do Dia D da Contratação das Pessoas com Deficiência, realizado nesta sexta-feira (25/10), na Unidade Central do SineBahia, no Iguatemi, em Salvador. No total, foram realizados 828 encaminhamentos para seleção de vagas, já que um mesmo candidato pode ser encaminhado mais de uma vez para a seleção.

O auxiliar administrativo Caio Gelisk, 24 anos, foi um dos trabalhadores encaminhados. Desempregado desde junho, Caio, que utiliza cadeira de rodas por conta da paralisia nos membros inferiores, conta que a maior dificuldade encontrada para a inserção de cadeirantes é a estrutura física das empresas. “Muitas vezes as empresas têm a vaga disponível, mas não tem a acessibilidade. Na entrevista fui informado que a empresa para qual fui encaminhado não tem esse problema”, comemora.

Já a administradora de empresas, Daniella Serva, desempregada há pouco mais de um mês, encontrou três propostas de trabalho. “Optei por uma vaga em um hospital, já que tenho experiência na área, que foi meu último emprego”, conta.

Ao todo, foram disponibilizadas 565 vagas de emprego. “A marca deste Dia D, foi a diversidade na oferta de vagas. Foram oferecidas 110 diferentes ocupações, nas mais diversas áreas e níveis de escolaridade. Tivemos vagas para construção civil, serviço, saúde, dentre outras áreas”, detalha a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade

O Dia D da Contratação das Pessoas com Deficiência é uma proposta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que convidou a Bahia para realizar o projeto. A ideia do MTE é levar essa experiência a todos os estados da Federação. A mobilização baiana está sendo feita numa ação conjunta pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDH); Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE/BA); e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Estiveram presentes na abertura do evento, o secretário Nilton Vasconcelos (Setre); o secretário de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Emprego, Silvani Alves Pereira; a superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões; a chefe de Gabinete da Setre, Olívia Santana, e o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJCDH, Alexandre Baroni.

Fonte: Setre