Artistas têm novas formas de contrato

Com o novo sistema de contratação artística estipulado pelo Governo do Distrito Federal, que fechou na última semana os primeiros contratos, os artistas terão diferentes formas de acesso aos eventos produzidos com dinheiro público.

São três modalidades: o convite, para artistas consagrados; o edital de chamamento público, para eventos específicos; e o edital de credenciamento, que vale para todos os eventos em um período estipulado pelo governo.

Para ter acesso a todas as modalidades, o artista precisa se cadastrar no Sistema de Cadastro de Artista (Siscult) e se habilitar a participar dos processos.

“O cadastramento é o primeiro passo. Depois disso, o artista apresenta documentação, é feito o validamento do cadastro, e ele passa pela análise de uma comissão de mérito cultural, que vai fazer a habilitação para ele poder ser contratado”, explicou o subsecretário de Administração, Alexandre Rangel.

Os habilitados poderão, então, ser contratados pelo GDF como convidados, como credenciados ou por meio de chamamento público para os eventos culturais do DF.

Mais informações sobre o sistema e novo modelo de contratação artística estão disponíveis no Manual do Usuário e no site da Secretaria de Cultura www.cultura.df.gov.br.