EUA: 22 mil famílias sem teto um ano depois do furacão Sandy

Ao redor de 22 mil famílias de Nova York continuam sem reconstruir sua moradia e sem um lar fixo a um ano da passagem do furacão Sandy na costa leste dos Estados Unidos, segundo estimativas de organizações civis nesta terça-feira (29).

Muito pouca ajuda para recuperação chegou às áreas afetadas nos últimos 12 meses, e famílias que encontraram um novo lar pagam agora até 70% de sua renda em aluguel, advertiu ontem o grupo Make the Road New York (Faça um Caminho Nova York).

Sandy provocou prejuízos materiais na ordem de US$ 65 bilhões nessa parte do país, onde imigrantes e populações economicamente menos favorecidas foram as mais afetadas.

Este furacão foi o décimo oitavo e o mais mortífero ciclone tropical da temporada de 2012 e o décimo a atingir a categoria de furacão durante o ano.

De acordo com referências de meios digitais, foi o maior de seu tipo e o segundo pelo volume de danos, após o furacão Katrina no final de agosto de 2005.

Afetou poderosamente (além da Colômbia e da Venezuela, quando ainda era categoria de tempestade) Haiti, República Dominicana, Jamaica, Cuba, Bahamas, Bermudas e Canadá.

No Caribe, o número de mortes foi estimado em 70, 147 nos Estados Unidos e dois em território canadense, mas os dados finais indicam que foram 253 vítimas fatais.

Fonte: Prensa Latina