Vanessa condena ação de empresas contra catadores de recicláveis
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou, em Plenário, que empresas estão entrando na disputa com catadores de materiais recicláveis. Ela destacou que, como a atividade começou a se tornar lucrativa, os catadores estão perdendo espaço para as empresas.
Publicado 29/10/2013 11:36

O Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis fez uma manifestação pelo reconhecimento de sua atividade durante a quarta edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Vanessa Grazziotin participou da CNMA, encerrada neste domingo (27), em Brasília, que discutiu a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“O alerta que lá foi feito, na conferência, é para que esse espírito de agregação, de ações conjuntas e conectadas entre o Poder Público de todos os níveis, os poluidores, os produtores, os consumidores, enfim, entre todos, leve em consideração a necessidade que eles têm de continuarem desenvolvendo a atividade”, ressaltou a senadora.
Na avaliação da senadora, as medidas ambientais devem estar integradas com aspectos políticos, econômicos e sociais para não gerar dificuldade para as pessoas que sobrevivem da atividade catadora de recicláveis.
Vanessa Grazziotin lembrou que o prazo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que os municípios eliminem os lixões termina em 2014. A senadora disse estar preocupada se todas as prefeituras já conseguiram elaborar seus planos e se têm recursos para implantar aterros sanitários.
Da Redação em Brasília
Com Agência Senado