Governo peruano aguarda resposta dos EUA sobre espionagem no país

O governo peruano do presidente Ollanta Humala declarou, nesta terça-feira (29), que segue esperando informações por parte dos Estados Unidos a respeito das denúncias de que seu país foi espionado pela Agência de Segurança Nacional (NSA por sua sigla em Inglês).

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do país negou ter recebido esclarecimento de Washington sobre o assunto, como relatado por alguns meios de comunicação.

Leia também:
Correa sobre espionagem: "Se fosse a América Latina, seria crime"
Denúncias de Snowden estimula debate global sobre Internet

"Nem o Chanceler Eda Rivas, nem qualquer outro funcionário do Ministério das Relações Exteriores recebeu informação formal ou informal por parte do governo dos Estados Unidos sobre a suposta espionagem feita pela NSA dos Estados Unidos", disse o texto.

A demanda do país foi realizada após a denúncia feita pelo ex-agente da NSA, Edward Snowden e publicada pelo jornal brasileiro O Globo de que os Estados Unidos vigiaram diversos países da América Latina.

O Peru é um dos principais aliados dos EUA na América Latina, com quem mantém diversas relações econômicas, comerciais, políticas e de cooperação.

Até agora, Brasil, Peru, Venezuela, México, Bolívia, Equador e Chile estão entre os países que exigiram explicações sobre a espionagem maciça realizada pela Casa Branca.

Com informações da TeleSUR