Lula Morais apresenta relatório parcial da visita ao Nutec
O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (30/11), alertou para a situação precária de funcionamento do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).
Publicado 31/10/2013 10:08 | Editado 04/03/2020 16:27
De acordo com o parlamentar, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente, realizou na última terça-feira (29/10) uma visita à fundação e constatou a falta de gestão administrativa que vem prejudicando seu funcionamento. A inspeção foi solicitada por representantes da Associação de Servidores do Nutec.
Segundo o deputado, o objetivo da Fundação é desenvolver soluções tecnológicas em benefício da sociedade, mas atualmente só produz 5% de sua capacidade. "O Nutec tem condições de ser uma referência na área da tecnologia, pois possui equipamentos de última geração e recursos do Governo do Estado, mas a falta de gestão vem prejudicando seriamente o funcionamento, diminuindo as demandas por falta da capacidade de realização", alertou.
O parlamentar citou que logo na entrada do Núcleo, estavam duas vans paradas há dois anos que deveriam funcionar como laboratórios móveis. "Equipamentos modernos encaixotados, laboratórios fechados e lixo acumulado devido ao fim do contrato com a empresa coletora foram alguns dos problemas constatados pela visita da comissão", disse. Ele lamentou também a falta de funcionamento de uma máquina de última geração e que é pioneira no Ceará para a transformação de vísceras de peixes em biodiesel. "O equipamento está em Pentecoste parado o que representa um prejuízo tecnológico para o estado do Ceará", ressaltou.
Lula Morais finalizou seu pronunciamento dizendo que a denúncia tem o objetivo e alertar e colaborar para a resolução do problema e assim contribuir para o desenvolvimento tecnológico do estado.
Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)