"A liberdade de pensamento é essencial para o desenvolvimento"

Em sua coluna semanal, o jornalista e escritor pernambucano Urariano Mota faz ampla reflexão sobre o debate em curso que confronta liberdade de pensamento e o direito à privacidade. Nessa semana, o intelectual comenta os aspectos principais sobre essa polêmica e afirma que "discutir a liberdade de produzir biografias, discutir a liberdade de pensamento somente no terreno legal encaminha o debate para uma esfera artificial". 

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Para Urariano Mota, a discussão nesses termos leva a pontos que prejudicam a criação, a arte e a difusão do pensamento. Ele pontua que debates como esse brecam a edificação de uma nação de vanguarda diante do mundo. Ele defende que "a liberdade de pensamento é essencial para o desenvolvimento".

Ouça também na Rádio Vermelho:
A liberdade é como oxigênio, sem ela não há criação, diz escritor

Ao defender a liberdade de pensamento, o intelectual pernambucano citou o exemplo da obra "A Origem das Espécies" (em inglês: On the Origin of Species), do naturalista britânico Charles Darwin, que quando lançado causou enorme repercussão por ir de encontro a códigos vigentes naquela época. Como todos sabem o tempo comprovou que os códigos estavam errados.

"Foi liberdade de pensamento que garantiu essa evolução na ciência", lembrou o escritor. e completou: "A liberdade de expressar opinião, de pensar é algo anterior as leis. Outro exemplo que merece ser citado é o caso da escravidão no Brasil. Ela já foi legal em todos os nossos marcos, nem por isso os abolicionistas acataram essa lei, pelo contrário lutaram na clandestinidade e combateram a escravidão", argumentou o escritor.

Ouça a íntegra na Rádio Vermelho: