Acrobacia e dança celebram a cultura milenar chinesa no Brasil

Destaque dos eventos em comemoração ao Mês Cultural da China no Brasil, o espetáculo "FU YONG – A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada" estreia no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (1º/11) e segue turnê pelo Brasil passando por Natal, Salvador, Aracaju, Cuiabá, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia.  

Resultado de uma parceria entre o San Xia Acrobatic Art Troupe e o Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe, o espetáculo traz acrobacia, dança e música para contar uma famosa lenda que retrata a vida de uma família pertencente à encantadora e misteriosa Etnia Miao, a quinta mais populosa das 56 etnias oficialmente reconhecidas pela República da China. Tradições milenares, ritos religiosos, figurinos coloridos e paisagens deslumbrantes compõem a dinâmica da performance que proporcionará ao espectador uma experiência reveladora das raízes civilizatórias chinesas.

O espetáculo aborda ainda, de forma mística, temas da vida cotidiana do povo Miao, tais como a relação entre passado e futuro, família e indivíduo, amor e casamento, nascimento, morte e o reencontro no Paraíso. Outro aspecto de destaque na apresentação é a relação do Homem com a natureza ao seu redor. Os 39 artistas exibem performances acrobáticas de alta precisão mescladas com danças tradicionais, ritos religiosos e ritmos mitológicos que desvendarão toda a lendária cultura chinesa.

A apresentação é uma criação do renomado diretor Deng Lin considerado o arauto do realismo poético chinês no campo da acrobacia e danças coreográficas.

Especialmente para o Mês Cultural da China no Brasil foi criada uma nova versão da obra, em parceria e sob a supervisão dos diretores Gao Sen e Jiang Xiaoping. "China tem uma forte ligação com suas histórias originais e culturais, sempre embebidas no misticismo, assim como o Brasil. Entretanto, apesar das raízes continuarem vivas, como a Montanha Sagrada e o Sol, as origens correm perigo a medida que o mundo busca um desenvolvimento cada vez mais rápido e agressivo. As futuras gerações podem perder a conexão com seus verdadeiros alicerces. Nosso trabalho está focado justamente no movimento inverso: o da preservação e valorização das tradições. Acreditamos portanto que o senso comum poderá se identificar com os nossos objetivos. Esta é nossa primeira turnê internacional que, por isso mesmo, apresentará o máximo de autenticidade. Nossos artistas nasceram e cresceram mergulhados nas etnias de Miao e Tujia, carregando desta forma a essência da Montanha Sagrada na alma" revela o Diretor Gao Sen.

O Mês Cultural da China no Brasil é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura do Brasil e da China, capitaneada pela Embaixada da China no Brasil. "Para a Embaixada da China é uma grande honra apresentar para o público brasileiro um espetáculo que mostra a essência das nossas tradições milenares" declara Sr. Zheng Kejun, Conselheiro Cultural da Embaixada da China.

A turnê conta com apoio do Ministério da Cultura, patrocínio master da State Grid Brazil Holding e patrocínio da E M S Pharma.

A State Grid Brazil Holding (SGBH) é uma subsidiária da State Grid Corporation of China e tem sede no Rio de Janeiro, de onde atua e investe na implantação, operação e manutenção do setor elétrico brasileiro, com destaque para uma vasta rede de transmissão de energia elétrica em todo Brasil. Por onde passa, a State Grid Brazil Holding (SGBH) promove diversas ações de preservação ambiental e de apoio a iniciativas de cunho sociocultural. Desta forma, não se restringe ao negócio de energia elétrica como também dissemina a cultura, a conscientização ambiental e a completa integração social.

"É pensando nestes objetivos que a State Grid presta mais uma vez apoio a eventos especiais de arte e cultura. Especialmente este ano, com o apoio ao projeto FU YONG, A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada, apresentação de beleza ímpar, que alia a habilidade dos artistas à exuberância das paisagens e cenários da "terra natal" da State Grid, unindo o Brasil à China, países tão plurais quanto ricos em música, plástica e belezas naturais", declara Ramon Sade Haddad, vice-presidente da companhia.

Sobre os Artistas

Os grupos San Xia Acrobatic Art Troupe e Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe foram criados em 2008, incentivados pelo governo de Chongqing. O principal propósito que norteia suas atividades é manter viva a chama das tradições surgidas há 5.000 anos e, por isso, o campo de atuação dos grupos é no próprio território chinês. Contabilizam cerca de 100 apresentações anuais e são reconhecidos como as mais engajadas instituições no fomento das antigas tradições, desenvolvendo relevante trabalho de preservação e difusão das culturas milenares das etnias chinesas.

Pelo trabalho desenvolvido, pela destreza e precisão dos movimentos e pelos inúmeros prêmios recebidos, o San Xia Acrobatic Art Troupe foi agraciado com a medalha de contribuição para o desenvolvimento da arte acrobática na China pelo Ministério da Cultura.

A Mostra Cultural da China no Brasil terá importância ímpar na difusão cultural das tradições do país, pois será a responsável pela primeira viagem ao exterior dos artistas San Xia Acrobatic Art Troupe e Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe. FU YONG será, portanto, uma estreia mundial.

Os Diretores

Deng Lin é um dos mais prestigiados coreógrafos de dança da China e ocupa hoje o cargo de diretor da Central Nacional de Grupos de Dança e Música chinesas. Responsável pela criação de mais de 300 produções de dança, incluindo balés tradicionais, danças modernas e de gala, colaborou com os mundialmente famosos bailarinos chineses, Yang Liping e Huang Doudou, em muitas de suas obras-primas. Porém sua marca registrada é a produção de performances voltadas para o resgate das tradições culturais das minorias étnicas. Considerado como o arauto do realismo poético chinês no campo da acrobacia coreográfica, Deng Lin se dedica a explorar e conhecer todas as minorias étnicas da China, mantendo sempre o frescor e o encantamento de suas raízes, expressando em suas produções, de forma genuína, as tradições culturais dos povos chineses.

Gao Sen é o Diretor Geral da Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe e um dos principais coreógrafos do Sudoeste da China. Sua carreira é pontuada por medalhas de ouro e mais de 20 prêmios em competições nacionais de dança.

Jiang Xiaoping é o Diretor Artístico do Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe. Figura de destaque dentro das estruturas culturais do país, Xiaoping, é ainda um dos cantores folclóricos mais conhecidos da China. Ocupou relevantes papéis institucionais em 2008 durante a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Beijing e também na Expo de Shanhai em 2010.

A Arte da Acrobacia

A acrobacia tradicional chinesa é uma arte com longa história. Pinturas com quase 5000 anos foram encontradas revelando imagens de contorcionistas, acrobatas e equilibristas. Em sentido amplo, os movimentos acrobáticos foram extraídos das habilidades inerentes à vida, ao trabalho e às artes marciais, observadas nos caçadores ancestrais.

Os guerreiros chineses usavam a acrobacia como forma de treinamento já que a prática exigia a combinação perfeita de força, equilíbrio, concentração e serenidade. A atividade ganhou popularidade na Dinastia Han, passando por significativa evolução, assumindo contornos artísticos e sendo incorporada às grandes festividades palacianas graças ao Imperador Wudi.

Durante o período do desenvolvimento global da arte na China, a acrobacia, sempre harmonizada com música e dança, revelou-se a principal expressão artística da produção cultural, culminando com a conquista do título de "país com o melhor desempenho em acrobacia no mundo".

O Espetáculo

O espetáculo será apresentado em 11 atos que contam a lenda da Eterna Fortuna na Montanha Sagrada. O roteiro do show será composto pelos números:

Serviço

Rio de Janeiro
Teatro Bradesco
Shopping VillageMall
Av. das Américas, 3.900, Rio de Janeiro – Tel:(21) 3252-2750
Datas: 1° de novembro (21h30), 2 de novembro (21h) e 3 de novembro (19h)

Natal
Teatro Riachuelo
Av. Bernardo Vieira, 3775/300 – Tirol – Tel: (84) 4008-3700
Datas: 6 (21h) e 7 de novembro (21h)

Salvador
Teatro Castro Alves
Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande
Tel: (71) 3535-0600
Datas: 10 (20h) e 11 de novembro (21h)

Aracaju
Teatro Tobias Barreto
Av. Pres.Tancredo Neves, 1997 – Novo Paraíso
Tel: (79) 3179-1490
Datas: 14 (20h) e 15 de novembro (20h)

Cuiabá
Cine Teatro
Av. Pres. Getúlio Vargas, 161 – Centro Histórico
Tel:(65) 3054-5840
Datas: 19 de novembro (20h)

Brasília
Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos
SCTN, Via N2 – Centro – Tel: (61) 4062 0158
Datas: 22 (21h), 23 (20h) e 24 de novembro (19h)

São Paulo
Teatro Bradesco
Bourbon Shopping São Paulo
R. Turiassu, 2100 3° piso – Perdizes – Tel:(11) 4003-1212
Datas: 27 de novembro (21h)
Vendas: Ingresso Rápido: 4003-1212 

Bilheteria Teatro Bradesco: Piso Perdizes do Bourbon Shopping São Paulo – Rua Turiassú, 2100, 3º piso, Pompéia/ Horário de funcionamento: Domingo a Quinta das 12h às 20h, Sexta e Sábado das 12h às 22h.

Cliente Bradesco tem 25% de desconto na compra de até 4 ingressos, além de um guichê exclusivo na bilheteria do teatro. Desconto válido apenas para pagamentos com os cartões Bradesco.

Usuário dos cartões Zaffari Card e Bourbon Card, possui 25% de desconto na compra de até 2 ingressos por titular do cartão na bilheteria do teatro.

Belo Horizonte
Teatro SESC Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro – Tel: (31) 3270-8100
Datas: 29 (21h) e 30 de novembro (20h)

Goiânia
Teatro Rio Vermelho
Rua 4, 1400 – Centro Tel: (62) 4052-0016
Datas: 1° de dezembro (20h)
Ingressos à venda:
Bob´s Drive Thru – (62) – 3214-1052
Submarino Festas (62) – 3582-0009
Informações: (62) 3219-3300 / 3219-3400

Fonte: Jornal do Brasil