Edward Snowden diz estar disposto a depor em Berlim

O ex-analista dos serviços de segurança estadunidenses CIA e NSA, Edward Snowden, está disposto a viajar a Berlim para prestar declaração na comissão parlamentar de investigação sobre o escândalo de espionagem.

Após um encontro com Snowden em Moscou, o deputado do partido dos Verdes, Hans-Christian Stroebele, confirmou que Snowden viajará a Berlim se o governo alemão garantir sua segurança.

Na comissão parlamentar daria depoimento sobre as atividades da NSA, para a qual trabalhava durante vários anos.

"Disse-me claramente que sabe bem mais sobre este tema e que – enquanto a NSA e seu chefe, o Senhor Alexander, bloqueiam a investigação – está disposto a vir a Alemanha para declarar", disse Stroebele após uma conversa de três horas com Snowden.

Simultaneamente, Snowden exigiu que o governo alemão esclareça as circunstâncias de uma possível viagem a Berlim, acrescentou o deputado.

No entanto, o advogado do ex-analista descartou uma viagem de seu cliente a Alemanha por razões de segurança.

Segundo informações do escritório de Stroebele, o deputado recebeu várias cartas de Snowden para o governo alemão, o parlamento e a promotoria geral.

O deputado alemão dará mas informações hoje sobre as cartas em uma coletiva em Berlim.

O partido dos Verdes e o Partido da Esquerda demandam o convite de Snowden para que declare ante a comissão de investigação do parlamento.

Com a viagem a Moscou de Stroebele, a oposição aumenta a pressão sobre o governo de Merkel para que tome medidas concretas para esclarecer o escândalo de espionagem.

Fonte: Prensa Latina