Líder chinês pede cooperação econômica "mais próxima" com Taiwan

Os chineses dos dois lados do Estreito de Taiwan devem aproveitar a atual oportunidade e trabalhar por uma cooperação econômica mais próxima a fim de preparar uma fundação sólida para o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito, disse nesta segunda-feira, em Nanquim, o líder chinês Yu Zhengsheng.

Yu, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez o comentário na cerimônia de abertura da Cúpula 2013 de Zijinshan para Empresários através do Estreito de Taiwan, realizada em Nanquim, capital da Província de Jiangsu, no leste do país.

"Os dois lados devem acelerar seus passos para promover a cooperação econômica a fim de enfrentar os desafios externos e criar uma nova situação cooperativa", disse Yu.

Segundo o líder, ambos os lados agora estão se dedicando à cooperação econômica, o que estabelece uma sólida fundação econômica para o desenvolvimento pacífico, sendo também favorável para o bem-estar da população dos dois lados do Estreito de Taiwan.

A cúpula foi realizada pela primeira vez em 2008, enquanto a edição deste ano é a primeira reunião anual "atualizada" após a parte continental da China e também Taiwan criarem conselhos da Cúpula de Zijinshan.

Fonte: Rádio Internacional da China