Xi Jinping felicita 19º congresso do Kuomintang

O Comitê Central do Partido Comunista da China (CCPCCh) felicitou neste domingo (10) a abertura do 19º congresso do Partido Kuomintang.

Num telegrama enviado para o Comitê Central do Partido Kuomintang, o CCPCCh elogia os esforços conjuntos dos dois partidos nos últimos anos para promover a paz e desenvolvimento das relações entre a China continental e Taiwan.

Numa carta de agradecimento, o partido Kuomintang manifestou vontade de ampliar e aprofundar o intercâmbio entre os dois lados do estreito de Taiwan, de forma a divulgar a cultura chinesa e fazer rejuvenescer a nação chinesa em prol do bem-estar dos povos dos dois lados.

Xi Jinping felicitou ainda Lian Chan e Wu Boxiong pela recondução como presidentes honorários do Kuomintang.

Nova diretriz

O Kuomintang (Partido Nacionalista da China) aprovou uma nova diretriz no seu 19º congresso plenário, realizado neste domingo(10) em Taiwan.

Segundo o programa, o partido vai trabalhar para criar mais oportunidades para o desenvolvimento das relações de benefício recíproco entre os dois lados do Estreito.

Ma Ying-jeou, o atual líder de Taiwan, fez juramento como presidente do Kuomintang. Ele falou no seu discurso sobre o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito e pediu para a aprovação o mais cedo possível do acordo de serviços entre os dois lados, pelas autoridades legislativas de Taiwan.

O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) parabenizou a concretização do congresso plenário do Kuomintang e espera que os dois partidos se esforcem para reforçar o consenso de uma só China, aprofundar a confiança política, melhorar o bem-estar das populações e alcançar a revitalização da nação chinesa.

Fonte: Rádio Internacional da China