Poluição do ar na China atinge nível recorde em 52 anos

As 31 regiões de nível provincial da parte continental da China registraram até agora uma média de 4,7 dias de poluição do ar este ano, o maior número desde 1961, informou a Administração de Meteorologia da China (AMC).

Chen Zhenlin, diretor do Departamento de Resposta de Emergência, Resgate de Desastres e Serviços Públicos da AMC, disse que o número foi 2,3 dias superiores aos registrados no mesmo período nos anos passados.

Das 31 regiões, as províncias de Heilongjiang e Liaoning, nordeste do país, e as províncias de Hebei, Shandong, Shanxi, Henan e o município de Tianjin, no norte, as províncias de Anhui, Hunan, Hubei, Zhejiang, e Jiangsu, sul da China, assim como o município de Chongqing no sudoeste, registraram os maiores dados de dias de poluição do ar em sua história.

Em outubro, as regiões central e leste da China foram frequentemente afetadas por este fenômeno. Algumas regiões como Pequim, Tianjin, Shanxi, Henan, Jiangsu, Zhejiang, Anhui, Hubei, Sichuan, Hunan e Cantão registraram entre dez e quinze dias com poluição, e em algumas zonas de Shanxi, Henan e Jiangsu, o número chegou a um total de entre 15 e 20 dias no mês passado.

Chen mencionou que as partes central e leste do país continuarão sofrendo contaminação em novembro.

A poluição densa afetou periodicamente as principais cidades no norte e nordeste da China nos últimos anos, gerando cada vez mais descontentamento entre a população.

A China lançou um plano nacional para combater a poluição do ar em 12 de setembro deste ano com vários objetivos estabelecidos, compreendendo a supervisão de todas as 338 cidades de nível distrital de seis tipos de contaminação, incluindo o PM2,5 – partículas com diâmetro de até 2,5 micrômetros -, e a divulgação das reportagens no final de 2015.

A capital chinesa, Pequim, que experimentou frequente e prolongada poluição do ar durante o inverno passado, adotou um programa de emergência em 22 de outubro para resolver o problema.

O programa permite a circulação de carros em dias alternados dependendo do número da placa e proíbe a circulação de 30% dos veículos oficiais de acordo com o mesmo critério em casos de alerta vermelho de poluição – a mais grave – em que escolas também serão fechadas.

Fonte: Rádio Internacional da China