Perpétua anuncia votação da PEC dos Soldados da Borracha hoje

A Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC dos Soldados da Borracha, será votada nesta terça-feira (5) pelo Plenário da Câmara dos Deputados. O projeto prevê pagamento de bônus, a título de indenização, de 25 mil reais para os soldados da borracha vivos e 25 mil para as viúvas ou dependentes que já recebem a pensão. Os 25 mil reais serão pagos em única parcela para 12 mil beneficiados no Brasil, sendo sete mil no Acre. 

A votação da PEC hoje é fruto do esforço da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que ao longo de 11 anos lutou pela aprovação da matéria e promoveu várias rodadas de negociações com o governo federal, líderes partidários e o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN).

Durante discurso hoje no Plenário da Câmara, Perpétua Almeida disse que dos quase de 50 mil homens, que foram para Amazônia, hoje restam pouco mais de seis mil. A parlamentar destacou, ainda, que “não é o acordo que esperava, mas foi o acordo possível. Sei que o valor é menor do que os Soldados da Borracha merecem”.

Segundo ela, “depois de 10 anos nessa batalha, quando tantos até já morreram e outros tantos já tinham perdido as esperanças, colocar 25 mil reais no bolso e movimentar 200 milhões de reais na economia do Acre, vai trazer alegria para muitos. Já me sinto feliz por isso. É melhor do que continuar mais 10 anos na espera e depois não ter mais ninguém vivo para receber”.

A proposta que vai a votação hoje prevê, ainda, aumento nas pensões atuais que passarão para R$1.500, reajustadas nos índices de correção das demais aposentadorias do Brasil.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Perpétua Almeida