Aquecimento global provocará desaparecimento de grandes cidades

Cidades como Nova York, San Francisco, Londres ou Veneza e países como Bangladesh desaparecerão no futuro devido à perda de gelo do planeta pelo aquecimento global, destaca um estudo divulgado na revista National Geographic.

Segundo explica o artigo, dentro de cinco mil anos terá desaparecido toda a massa gelada da Terra, o que supõe mais de 20 milhões de quilômetros cúbicos de gelo, e o mar subirá uns 65 metros, gerando novas linhas de costa e, inclusive, ilhas interiores.

"Em seguida, enviando carbono à atmosfera, criaremos um mundo sem gelo, com uma temperatura média de 27 graus centígrados, em lugar dos atuais 14", assinala o relatório.

"O mar Mediterrâneo avançará, os países baixos ficarão sob a água, Miami, Buenos Aires, parte do Uruguai, terão a mesma sorte", agrega.

Mesmo o continente africano podendo manter seu contorno atual, a cidade do Cairo ficaria submersa, o mesmo que ocorreria em parte da China, da Índia e do Japão, aponta a investigação.

Para a Austrália, as consequências seriam nefastas, expressa o documento, pois a maioria da população vive próxima à costa, destaca.

Fonte: Prensa Latina