Em Caracas, intelectuais discutem rumos da América Latina

Pesquisadores e intelectuais de toda a América Latina estão reunidos em Caracas, Venezuela, a partir desta quarta-feira (6) para refletir a respeito da realidade latino-americana e suas perspectivas durante a Conferência Clacso-Venezuela: Jornadas de Investigação em Ciências Sociais e Humanidades.

O encontro será realizado no Centro de Estudos latino-americano Rómulo Galegos (Celarg). A conferência de abertura será realizada nesta quarta (6) pelo argentino Pablo Gentili, secretário geral do Clacso (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais).

De acordo com os organizadores, a Conferência será transmitida através do site do Celarg (em streaming).

Também participarão da discussão sobre "Processos de formação democrática e violência política na América Latina" a argentina Ana María Barletta, o paraguaio Juan Carlos Rodríguez, o peruano Eduardo Toche, o brasileiro César Barreira e o uruguaio Gerardo Gaetano.

Na quinta-feira (7), os pesquisadores Susy Castor (Haiti), Leticia Salomón (Honduras), Carmen Caamaño (Costa Rica) e Armando Luis Fernández (Cuba) intervirão no painel "Caribe e América Central: processos e realidades".

No último dia do evento, sexta (8), acontecerá o fórum "Ciências sociais, Estado e sociedade na América Latina", que reunirá os estudiosos Jesús Redondo (Chile), Lucio Oliver (México), Crescencio Alba (Bolívia) e Juan Ponce (Equador).

O Clacso, fundado em 1967, reúne atualmente mais de 300 centros de pesquisa e realiza mais de 600 programas de pós-graduação (mestrados e doutorados) em Ciências Sociais e Humanidades em 25 países de América Latina e do Caribe, Estados Unidos e Europa.

Com Prensa Latina