ONU e Brasil comemoram dois anos de Centro contra a Fome

O Centro de Excelência contra a Fome completa dois anos de existência nesta quinta-feira (7). Resultado de uma parceria entre o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas e o governo brasileiro, o Centro tem como missão promover a alimentação escolar e políticas sociais de combate à fome, por meio da cooperação com outros países em desenvolvimento.

Centro de Excelência contra a Fome - Secom Bahia

Em seus dois anos de funcionamento, o Centro já recebeu 22 países da África, Ásia e América Latina em visitas de estudo para conhecer as experiências brasileiras de combate à fome e à miséria.

O sucesso da experiência brasileira ao longo dos últimos 10 anos tem despertado o interesse de países empenhados em elaborar suas próprias estratégias de redução da pobreza e de garantia da segurança alimentar. O Centro de Excelência promove o intercâmbio de experiências entre os governos desses países e o governo brasileiro.

Nas visitas de estudo, as delegações conhecem de perto os mecanismos legais, institucionais e financeiros que possibilitam o funcionamento dos programas brasileiros que compõem a rede de proteção social do país.

Com o apoio técnico do Centro, esses países desenham suas próprias estratégias e, dependendo da demanda, realizam seminários nacionais para discutir internamente a proposta e mobilizar todos os setores da sociedade em torno de um plano de ação.

Sem soluções prontas

Dos 22 países que já fizeram visitas de estudo ao Brasil, cinco já realizaram esses seminários e oito já estão em fase de implementação de programas de alimentação escolar.

“A inovação do trabalho do Centro de Excelência é que não oferecemos soluções prontas. Os países que nos procuram estão interessados em conhecer a experiência brasileira, e nós facilitamos esse intercâmbio, mas são os próprios países que desenvolvem seus planos de ação e suas políticas públicas, a partir de suas realidades. Para cada país, buscamos uma solução diferente, de acordo com os desafios que precisam ser enfrentados”, explica Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência.

No próximo ano, o Centro de Excelência vai concentrar esforços em apoiar os países empenhados em tirar suas estratégias do papel e dar início aos programas de alimentação escolar desenvolvidos.

“Mas não deixaremos de receber novas delegações de países interessados em iniciar esse processo de intercâmbio. Depois de toda a experiência acumulada nesses dois anos, a troca de conhecimentos fica cada vez mais intensa e produtiva”, completa Balaban.

Sobre o Programa Mundial de Alimentos

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) é a maior agência humanitária lutando contra a fome no mundo. Ano passado, o PMA alcançou mais de 97 milhões de pessoas em 80 países com assistência alimentar.

O Centro de Excelência contra a Fome do PMA é um fórum global para diálogo de políticas e aprendizagem Sul-Sul sobre programas de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional.

Uma parceria entre o PMA e o governo brasileiro, o centro foi criado para apoiar governos na África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis contra a fome.

Fonte: Centro de Informações da ONU