Rússia atinge nível histórico para extração de petróleo e gás
A Rússia bate o recorde histórico, em outubro, para a extração de petróleo, com o registro de 10,59 milhões de barris diários. A cifra é considerada a mais alta desde a década de 1990, segundo relatórios especializados divulgados nesta sexta-feira (8).
Publicado 08/11/2013 10:33

A produção de petróleo mantém-se estável nos últimos meses e, em setembro, o indicador chegou a 10,53 milhões de barris por dia, o que coloca o país euroasiático no primeiro lugar em nível mundial pela extração petrolífera, de acordo com o portal Vestifinance.
O Ministério de Energia da Rússia informou que a extração, em outubro, totalizou 44,77 toneladas diárias, e comportou-se semelhante à de gás natural, com um aumento de 14% do seu volume, o que equivale a 2,02 bilhões de metros cúbicos.
Desde a desintegração da União Soviética, o indicador havia sido contraído drasticamente, até chegar ao ponto crítico, em 1996, e só recobrou uma tendência favorável em 2000, com o aumento do preço do petróleo no mercado mundial.
A Rússia ultrapassou a Arábia Saudita em 2013, com uma vantagem de um milhão de barris diários, segundo a emissora de rádio Voz da Rússia.
Na opinião do vice-ministro de Energia, Anatoli Yanovski, a posição russa é reforçada pelo fato de ter sido incrementada a cifra das chamadas reservas rentáveis em território nacional. Outro fator importante, para Yanovski, em declarações dadas na Semana Petroleira na Rússia, é o salto tecnológico na extração de reservas alocadas em mantos de difícil acesso.
Para o ano de 2013, está previsto um aumento de mais de 20 bilhões de toneladas de petróleo, comparados com os 12 bilhões registrados em 2012, indicou o vice-ministro.
Em 2009 e 2010, grandes jazidas no norte e no leste da Federação começaram a ser exploradas. Exemplos são as de Vankorskoye, Verjnechoskoye e Talakanskoye. Na península de Yamal também foram iniciadas perfurações do gigantesco sítio de gás de Bovanenkovskoye.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho