UNE participa da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas

A diretora de movimentos sociais da União Nacional dos Estudantes, Amanda Teixeira, acompanha a delegação dos universitários indígenas do Povo Karajá Xambioá da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para participar da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento começa nesta sexta-feira (08) e segue até o dia 16 no Jardim Botânico de Cuiabá, Mato Grosso.

UNE participa da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas - Autossuficiente

Considerado o maior evento esportivo indígena do Brasil, os Jogos receberão cerca de 1,6 mil participantes divididos entre 48 etnias nacionais e representações indígenas de 16 países. O evento é aberto ao público. 

Para Amanda, além de um grande momento de confraternização dos povos indígenas, o evento também é símbolo de resistência, fortalecimento político, manutenção e resgate de suas tradições, avivamento cultural e enfrentamento aos preconceitos. “A União Nacional dos Estudantes, além de solidária aos povos, deve ser agente ativo nesse processo de resistência, como uma UNE cada vez mais presente e a serviço do povo brasileiro – a exemplo do que a entidade vem traçando no decorrer de sua história”, argumentou.

Organizado pelo Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), desde 1996, os Jogos dos Povos Indígenas conta com atividades esportivas específicas como canoagem, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de 100 metros, de fundo, de tora e natação. Na lista dos esportes não-indígenas está apenas o futebol masculino e o feminino.

Além das atividades esportivas, o evento terá a realização de feiras de artesanato dos povos, de produtos agrícolas e da literatura indígena, assim como apresentações culturais e debates políticos.

Durante os Jogos os 16 países participantes realizam também um Fórum Social Indígena, onde será discutida, dentre outras pautas, a realização dos 1º Jogos Mundiais Indígenas, previsto para ocorrer em 2015 e ter o Brasil como país sede.

Fonte: UNE