Movimentos pedem que PM abandone repressão e priorize a proteção

Cercados pela Polícia Militar, integrantes de movimentos sociais realizaram na última sexta-feira (8), em São Paulo, um ato pela desmilitarização da corporação. No entender dos manifestantes, não se trata de desarmar a PM, mas de substituir a lógica da repressão pela ideia da boa convivência e da proteção da sociedade.

Movimentos pedem que PM abandone repressão e priorize a proteção - Mídia Ninja

A marcha percorreu o centro da capital, e passou em frente à Secretaria Estadual de Segurança Pública para cobrar uma mudança de atitude, especialmente no padrão de violência que atinge jovens negros e moradores de regiões afastadas do centro.

“Agora, com as insurgências de junho, aconteceu que aquela violência que era cometida contra os moradores da periferia transbordou e hoje ela atinge o centro. As pessoas começaram a entender que é a inadequação de uma política de segurança como essa”, afirmou o integrante do Comitê de Desmilitarização da Polícia Ginanildo Manuel da Silva.

Leia também:
Piero Locatelli: “Cárcere não é lugar de gente”
Estudante acusado de agredir PM durante manifestação é solto


O grupo pretende debater um conjunto de propostas que será levado a deputados e senadores para que se aprove uma emenda constitucional garantindo a desmilitarização da PM.

Fonte: Rede Brasil Atual