China qualifica como "sério e difícil" o diálogo do Irã com G5+1

A China qualificou nesta segunda-feira (11) como sérias e difíceis as conversas celebradas com o Irã em Genebra e considera ter havido avanços nesta nova rodada, ainda que seja difícil chegar a um acordo em um único movimento.

Estas opiniões foram transmitidas à imprensa pelo porta-voz Qin Gang, que comentou os três dias de intensas negociações entre Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) mais Alemanha.

Ainda que a nova rodada sobre o programa nuclear iraniano progrida, a solução dessa controvérsia não pode ser atingida de uma vez, sublinhou Qin, que agregou que todas as partes têm mostrado disposição em solucionar o assunto durante as conversas.

Ele recordou que estas seis nações têm mantido negociações com o Irã durante uma década e que o tema nuclear desse país persa é muito complicado para ser solucionado em uma única tentativa.

O diplomata precisou que o vice-chanceler Li Baodong assistiu a este encontro e exortou aos participantes a manter o diálogo e as consultas sobre as bases atuais para ampliar a confiança mútua e ampliar o consenso.

Li reiterou que a China sempre favoreceu a solução do tema através do diálogo e Pequim manterá o contato com todas as partes para contribuir ao arranjo pacífico por meios políticos e diplomatas.

Todos voltarão a se reunir em 20 de novembro.

Fonte: Prensa Latina