Negociações sobre Irã mantêm “espírito construtivo”, diz Lavrov

Reunião internacional sobre programa nuclear iraniano não gera resultados concretos, mas chanceler russo mantém otimismo sobre nova rodada no próximo dia 20.

John Kerry (esq.) e Serguêi Lavrov

O Grupo 5+1 não alcançou um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear nas rodadas de negociações realizadas em Genebra, porém, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguêi Lavrov, as partes mantiveram o “espírito construtivo”. “Num futuro próximo será anunciada a data para a reunião dos diretores políticos que vão trabalhar em um documento conjunto”, anunciou o ministro.

“Também ficou decidido continuar as conversações entre os dirigentes políticos. Os ministros concordaram que o trabalho será feito por etapas e em regime de reciprocidade. Esse é o princípio que o lado russo promove há muito tempo”, continuou Lavrov.

A próxima rodada de negociações entre o Irã e os “seis” (os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) sobre o programa nuclear de Teerã será realizada em Genebra no próximo dia 20, anunciou neste domingo (10) a coordenadora dos “6”, a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton.

“Hoje à noite tivemos uma longa reunião com os ministros dos seis após três dias de intensas e concretas negociações. Houve um grande progresso concreto, mas algumas divergências permanecem”, declarou a diplomata.

Apesar de as negociações de três dias não terem resultado na assinatura do acordo, os diplomatas mantém o otimismo. O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, acredita que o acordo com o Irã pode ser assinado “durante as próximas semanas”.

Fonte: Gazeta Russa