Delegação do PCdoB-BA se prepara para o 13º Congresso Nacional

A delegação do PCdoB na Bahia se prepara para participar do 13º Congresso Nacional do Partido, que acontece em São Paulo, na próxima quinta-feira (14/11) e até o sábado (16). Ao todo, são 74 delegados baianos, que foram escolhidos durante a última conferência estadual, em outubro.

A composição da delegação buscou garantir a diversidade dos segmentos onde o PCdoB está organizado, como os movimentos de trabalhadores, mulheres e jovens, segundo a organização estadual. Os coordenadores do grupo são Danielle Costa e Geraldo Galindo.

Entre os delegados que vão a São Paulo, estão o presidente da seção baiana da União da Juventude Socialista (UJS); a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Marianna Dias; o presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Aurino Pedreira; além dos secretários de governo e líderes do Legislativo do Partido.

“Esperamos que a participação da Bahia no Congresso seja intensa, pela qualidade dos quadros, e dê uma reoxigenada no espírito militante e combativo, que é uma característica do PCdoB no estado”, afirmou a coordenadora Danielle Costa.

Diversidade

Segundo Danielle, que também integra a União Brasileira de Mulheres (UBM), no objetivo de representar a diversidade dos segmentos na delegação, houve uma preocupação, principalmente, com a participação feminina. Um esforço foi feito para que cotas de 30% de mulheres fossem respeitadas.

A coordenadora ainda destacou a presença do delegado Cacique Aruã Pataxó, vereador indígena do PCdoB no município de Santa Cruz Cabrália. “Queremos demonstrar a presença e a força do PCdoB nos mais diversos segmentos e levar esse esforço da Bahia para a discussão das teses”, finaliza Danielle.

O 13º Congresso Nacional do PCdoB vai discutir os 10 anos dos governos Dilma e Lula e fazer um balanço da crise do capitalismo e da luta pelo socialismo.

De Salvador,
Erikson Walla