Trabalhadores baianos pedem o fim do fator previdenciário
A CTB Bahia realiza uma grande manifestação pelo fim do fator previdenciário nesta terça-feira, 12 de novembro, às 10h, em frente à Agência da Previdência Social, no Comércio, em Salvador. A concentração está marcada para as 9h, no Mercado Modelo, de onde os trabalhadores sairão em caminhada até o prédio da Previdência.
Publicado 11/11/2013 15:44 | Editado 04/03/2020 16:16
O evento será realizado conjuntamente pelas principais centrais sindicais em todo o país para cobrar o fim do fator previdenciário, o reajuste das aposentadorias e a recuperação do poder de compra dos aposentados, valorização do trabalho com igualdade e inclusão social, redução da jornada sem redução dos salários, combate à terceirização, correção da tabela do imposto de renda, entre outras pautas importantes.
A CTB é uma das principais articuladoras desta mobilização nacional, que vai culminar com uma grande marcha em Brasília no dia 26 de novembro, pela redução dos juros, do superávit primário e em defesa da agenda da classe trabalhadora.
“A unidade dos trabalhadores é fundamental para avançarmos nas conquistas que precisamos. Só a nossa mobilização vai impedir a aprovação pelo Congresso Nacional de projetos que retiram direitos, como aconteceu em 1999 com a criação do fator previdenciário. Por isso vamos para ruas pedir o fim do fator e a retirada de pauta de projetos nocivos ao trabalhador, como a PL 4330, que amplia a terceirização”, ressaltou Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia.
Instituído em 1999 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o fator previdenciário é um instrumento de arrocho das aposentadorias, que reduz em 40% ou mais o valor dos benefícios previdenciários. É uma injustiça contra o trabalhador que contribui durante toda a vida produtiva e tem seu direito a uma aposentadoria justa negado.
Fonte: Ascom/CTB-BA