Vanessa destaca temário do 13° Congresso do PCdoB 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou nesta terça-feira (12), em pronunciamento no Plenário do Senado, que os últimos dez anos do governo federal e o combate ao “espólio deixado pela política neoliberal” serão alguns dos temas discutidos no 13° Congresso do Partido Comunista do Brasil. O evento será realizado no Anhembi, em São Paulo, com início nesta quinta-feira (14), às 15 horas. 

Vanessa destaca temário do 13° Congresso do PCdoB

“Durante o congresso, vamos debater – e é um dos temas principais – o balanço deste último decênio, que abarca os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, além da nossa participação na política, que busca a superação do pesado e perverso espólio deixado pela política neoliberal”, afirmou Vanessa.

Leia também:
Inácio Arruda convida senadores para Congresso do PCdoB

Entre os avanços registrados no governo petista, a senadora destacou a política de reajuste do salário mínimo, com a aprovação de regras perenes para a sua correção; o combate à pobreza, a criação de empregos formais, o Programa do Microempreendedor Individual, o incentivo à agricultura familiar e a concessão de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Apesar de todas as conquistas, segundo Vanessa, ainda há áreas em que é preciso avançar. “É preciso avançar na construção de reformas estruturais, é preciso avançar nas reformas política, tributária, urbana, agrária e na democratização da comunicação”, defendeu.

Vanessa Grazziotin disse que este é o temário para o congresso, “que abrange a atuação dos comunistas frente aos desafios que enfrentamos hoje, na sociedade brasileira e no mundo todo”.

Mais mudanças

A senadora afirmou que “fazer um balanço dos dez anos passados tem um único objetivo: ver o que melhorou, o que não foi feito de forma tão correta e o que tem de melhorar ainda”.

“Por isso nós estamos trabalhando com algumas ideias-força, ou seja, mais democracia, mais progresso social, mais desenvolvimento sustentável, expansão da produção de energia, redução da pobreza e afirmação da soberania nacional. Estes temas foram levantados e debatidos em todo o país em um processo que se conclui no próximo final de semana com a realização do 13º Congresso”, explicou a senadora comunista.

Segundo ela, “as ruas dizem que as conquistas iniciadas não podem parar e que as mudanças precisam ser aceleradas, pois um decênio de mudanças não é suficiente para se superar uma enorme desigualdade social herdada em séculos de história. Um decênio não é suficiente, mas, sem dúvida nenhuma, é uma partida muito importante e significativa rumo a conquistas maiores que certamente deverão advir”.

Ela lembrou ainda que o Congresso já tem a participação confirmada da presidenta Dilma e do presidente Lula. E, ao concluir sua fala, ela disse ainda que “trabalhamos e ajudamos o governo brasileiro a mudar o país, mas mudar o país melhorando a vida das pessoas. E um próximo mandato só se justifica com uma questão: as mudanças têm que ser aprofundadas, e a melhoria da vida do povo tem que ser ainda maior do que é hoje”.

De Brasília
Márcia Xavier