Cresce a impopularidade do presidente francês

A impopularidade do presidente francês, François Hollande, continua a crescer, ao mesmo tempo que sua aceitação no cargo não ultrapassa os 15%, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira (13) em Paris. O instituto de pesquisas YouGov apurou que 76% dos entrevistados julgaram desfavoravelmente o trabalho de Hollande, 15% aprovaram e nove não se pronunciaram.

O questionário foi realizado com 950 pessoas entre os dias 8 e 12 de novembro, após os incidentes registrados durante a comemoração do aniversário do fim da 1ª Guerra Mundial, quando grupos de manifestantes vaiaram o presidente.

Suzanne Ter-Minassian, responsável pela investigação política e social da YouGov, explicou os resultados como consequência da perda de simpatizantes tanto no seio do governamental Partido Socialista, como de seus aliados da Europa Ecologia Os Verdes.

Questionados sobre suas principais preocupações, os entrevistados mencionaram em primeiro lugar o desemprego, seguido pelos impostos e a proteção social.

Os baixos indicadores para o presidente são um mau sinal, quando faltam apenas quatro meses para as eleições municipais e seis para as do Parlamento Europeu.

Segundo outras pesquisadoras, Hollande já é o presidente mais impopular da 5ª República, iniciada em 1958.

Fonte: Prensa Latina