Sarkozy de novo na mira da justiça francesa

A justiça francesa investiga nesta sexta-feira (15) de novo o ex-presidente Nicolás Sarkozy, desta vez por licitações feitas durante sua gestão no departamento de Altos do Sena, antes de ser eleito chefe de Estado.

Segundo revelou nesta sexta o canal de rádio e televisão France Info, o Tribunal de Contas da região de Île de France está particularmente interessado em um concurso público através do qual foi entregue à companhia Numéricable a instalação de fibra óptica nesse departamento, ao lado de Paris.

A licitação a favor da Numéricable teve vários recursos contra, mas foram desconsiderados tanto pelo Tribunal Administrativo de Versalles, como pela Corte de Justiça Europeia, .

Essa empresa recebeu uma subvenção de 59 milhões de euros para realizar um serviço público, quando Sarkozy estava à frente de Altos do Sena (2004-2007).

Em 2007, Sarkozy foi eleito como o presidente número 23 da 5ª República, cargo que ocupou até 2012.

O ex-presidente foi processado em março passado por receber de Liliane Bettencourt uma quantia milionária para sua campanha eleitoral. Bettencourt é a mulher mais rica da França e foi declarada com demência senil.

No entanto, em outubro deste ano, os juízes encarregados do caso desconsideraram as acusação contra a socialite ao afirmar que "os indícios eram duvidosos demais para motivar um processo judicial".

O ex-chefe do Palácio do Eliseu foi atingido também por outros escândalos, como um possível financiamento da Líbia à sua campanha; o caso Karachi, relativo a pagamento de comissão pela venda de armas ao Paquistão, ou o de uma decisão judicial polêmica que favoreceu o empresário Bernard Tapie.

Fonte: Prensa Latina