Itamaraty comemora em Moscou liberdade da ativista brasileira 

O ministro das relações exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, manifestou na Rússia nesta quarta-feira (20) sua satisfação pela decisão da justiça do país de conceder, sob fiança, a liberdade à ativista brasileir Ana Paula Maciel, detida com outros 30 ecologistas. 

"Estou muito contente com a coincidência de que quando cheguei à Rússia, me inteirei da decisão do tribunal", afirmou o chanceler, em referência à medida estipulada nesta terça-feia (19) pela corte de São Petersburgo que leva o caso do "Arctic Sunrise", o navio do Greenpeace que organizou um protesto no dia 19 de setembro.

Leia também:
Ativista brasileira é a primeira a deixar prisão na Rússia

Figueiredo também assinalou que a jovem brasileira estava muito contente com a concessão de sua liberdade sob fiança de 2 milhões de rublos (R$ 138 mil). "Fico satisfeito que a situação tenha se desenvolvido assim, que ela possa responder perante a justiça russa em liberdade", acrescentou o ministro, em entrevista coletiva em Moscou com seu colega russo, Sergei Lavrov.

Figueiredo chegou ontem a Moscou, em sua primeira visita oficial fora da América do Sul. Na manhã de hoje, o ministro depositou flores no túmulo do soldado desconhecido, junto às muralhas do Kremlin, antes de se reunir com Lavrov.

Fonte: Ópera Mundi