Putin encabeça debate sobre temas fundamentais de economia russa

O presidente russo, Vladimir Putin, encabeça nesta quinta-feira (21), no Kremlin, a primeira reunião do Conselho Econômico, que foi criado em julho de 2012 com a missão de coordenar o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Rússia. 

Vladímir Pútin - RIA Novosti

Composto por 33 especialistas e ligado diretamente ao presidente, na sua primeira reunião este órgão analisa as prioridades da economia nacional no período 2014-2015, segundo confirmou o serviço de imprensa do palácio presidencial.

“Esta nova estrutura tem como principal objetivo se tornar um mecanismo eficaz para encontrar ideias e projetos na área de desenvolvimento econômico”, disse Alexei Kudrin, ex-ministro da Fazenda e um dos membros do Conselho.

Kudrin, que também é decano da Faculdade de Economia da Universidade Estadual de St. Petersburg, considera vital envolver o Conselho na discussão das decisões cruciais e clima de investimento sensíveis.

“Uma das circunstâncias que me encorajaram a participar deste projeto é que a economia russa está estagnada, e claro que é necessário encontrar uma solução, porque se continuar assim, dentro de dois ou três anos teremos uma situação completamente diferente no país”, disse ele.

Kudrin alertou para a falta de recursos para o desenvolvimento econômico e social. “Em primeiro lugar me refiro aos fundos públicos e privados”, disse ele à agência de notícias russa.
“Portanto, precisamos de ideias sobre como acelerar o crescimento, não só por um tempo curto, mas em longo prazo. É possível conseguir este crescimento no ano e, em seguida, cair de volta para a estagnação”, concluiu o especialista.

As reuniões da Presidência do Conselho Econômico serão realizadas pelo menos uma vez a cada dois meses e o plenário se reunirá uma ou duas vezes por ano, de acordo com fontes citadas pela Prensa Latina.

Seus principais relatórios serão submetidos ao ministro das Finanças Alexei Uiyukayev, e ao reitor da Academia Nacional de Economia e Administração Pública, Vladimir Mau.

Além disso, o reitor da Escola Superior de Economia, Yaroslav Kuzminov, e o presidente da União Russa de Industriais e Empresários, Alexander Shokhin, serão seus destinatários.
A presidência do Conselho inclui o primeiro vice-presidente do Conselho de Ministros, Igor Shuvalov; o ministro das Finanças, Anton Siluanov; a chefe da Câmara de Contas, Tatyana Golikova; e o presidente do Sberbank, German Gref.

Os outros membros são o governador da região de Primorsky, Vladimir Mikiushevsky; o presidente da República Autônoma do Tartaristão, Rustam Minnikhanov; a presidenta do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina; e o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin.

Da readação do Vermelho,
Com inofrmações da Prensa Latina