Senado vai debater fortalecimento da Sudene 

Durante audiência pública, nesta quarta-feira (20), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para debater a reestruturação produtiva do semiárido, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) propôs a realização de diligência para debater o fortalecimento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

“Após ser desativada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que defendia o ‘Estado mínimo’, a Sudene foi recriada pelo presidente Lula, já com o papel de induzir o desenvolvimento regional com inclusão social”, explicou o senador.

Segundo ele, “o órgão precisa ser fortalecido para enfrentar os novos desafios que se apresentaram com os avanços na distribuição de renda”. A diligência proposta pelo senador Inácio será realizada na sede da Sudene, em Recife (PE).

Na audiência, que reuniu representantes da Embrapa Semiárido, do Instituto Nacional de Semiárido; da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); do Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da própria Sudene, foram debatidas soluções tecnológicas adequadas para a reestruturação produtiva do semiárido, visando a melhoria da convivência da região com os períodos de estiagem prolongada, bem como de pós-seca.

Da redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda