Senado aprova juros menores para cidades atingidas pela seca 

O Senado aprovou, esta semana, emenda do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) autorizando a União a conceder subvenção econômica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para financiar investimentos nos municípios atingidos pela seca.

Assim que for sancionada a decisão do Senado, o BNDES e o BNB poderão realizar empréstimos a sociedades empresariais, cooperativas, empresários individuais e pessoas físicas ou jurídicas caracterizadas como produtores rurais, localizados em municípios atingidos por desastres naturais, inclusive pelos efeitos da estiagem com taxas de juros menores.

“As ações de enfrentamento dos efeitos da estiagem na região do semiárido tem sido permanente, pelos governos municipais, estaduais e Federal e necessita de reforço nas situações de emergências, como a caracterizada agora quando a região é atingida pela maior seca dos últimos tempos”, justificou o senador.

Mais de 1.200 municípios da Região Nordeste tiveram reconhecimento de situação de emergência por estiagem em 2012 atingindo cerca de 10 milhões de pessoas.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. do Sen. Inácio Arruda