Setre lança livro com a história dos 47 anos de criação da pasta

O livro Setre – Memória, Trajetória e História (1946-2013) foi lançado na tarde desta quinta-feira (21/11), com a presença de funcionários e ex-funcionários que ajudaram a construir a história dos 47 anos da secretaria. O evento aconteceu no Foyer do Teatro da Casa do Comércio, em Salvador, e contou ainda com a participação de autoridades, sindicalistas e ex-secretários da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).

Idealizado pelo atual secretário da pasta estadual, Nilton Vasconcelos, o livro remonta a história da secretaria, desde a sua organização. “Esse livro resgata uma história importantíssima, que é parte da história da Bahia ligada ao planejamento e a reestruturação, a partir dos anos 50 e principalmente nos anos 60, quando algumas secretarias foram criadas, entre elas a Secretaria do Trabalho, que já teve vários nomes. A secretaria tinha muita importância, pois agregava áreas que hoje estão vinculadas a outras pastas”, declara.

De acordo com o secretário, a ideia era resgatar não só essa trajetória política, social e administrativa, mas também pessoas que ao longo desse período contribuíram decisivamente para o crescimento da secretaria. “Em grande parte, a memória dessa trajetória vem de pessoas que dedicaram mais de 20 anos à Setre. Então, hoje, essas pessoas se reconhecem na publicação de forma muito positiva.” Nilton ainda afirmou estar lisonjeado com a presença de quatro ex-secretários da Setre no lançamento do livro, o que confirma a importância do trabalho desenvolvido na pasta.

Para Olívia Santana, chefa de Gabinete da Setre, o livro significa a sistematização da memória, tendo a participação e contribuição dos servidores. “O serviço público precisa ser valorizado na perspectiva do salário, da carreira, mas também no que diz respeito a acumular e escrever essas experiências. Esse livro é fundamental porque é a Setre em letras. Ele traz toda a experiência da secretaria, suas principais marcas, os gestores que já passaram e suas contribuições.”

Olívia declarou ainda que, como pedagoga e autora da Lei Municipal de Incentivo ao Livro e a Leitura, vê o gesto como um simbolismo, uma forma de poder fortalecer a memória baiana.

Depoimentos

“Esse é um dos momentos mais felizes da minha vida”, declarou o funcionário da Setre, Guilherme Silva, presente no evento. O trabalhador agradeceu o trabalho de cada secretário que passou pela pasta, mas fez uma menção especial a Nilton Vasconcelos por idealizar a criação do livro.

Presente no lançamento do livro, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) declarou que a Setre tem um papel fundamental no Estado. Com um formato multidisciplinar, a secretaria atua nas áreas de emprego, educação, esporte e qualificação da população.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro