Li Keqiang explica detalhes da estabilidade econômica da China

O premiê Li Kegiang destacou a boa marcha da economia chinesa, com um crescimento estável de 7,5% de seu Produto Interno Bruto e uma taxa de inflação abaixo de 3,5%, informou-se neste sábado (23).

O tema foi abordado pelo chefe de governo num artigo para o jornal britânico Daily Telegraph, no qual explicou os passos adotados para conseguir a estabilidade econômica.

A este respeito, o estadista assinalou que Pequim pôs em marcha medidas para evitar o crescimento do déficit e a expansão ou contração monetária, junto com uma aproximação sobre a base de uma administração macroeconômica inovadora.

O estadista, que anunciou a criação neste ano de mais de 12 milhões de postos de trabalho, referiu-se às condições complexas tanto internas como no âmbito internacional a princípios de 2013, as quais pressionaram a economia deste gigante da Ásia.

Referiu que muitos pensaram que a China teria uma queda estrepitosa e inclusive alguns vaticinaram que a economia colapsaria.

Apesar de um significativo passo lento no crescimento das rendas do Governo e uma contração do crédito em meados de ano, mantivemo-nos focados e não injetamos liquidez à economia, que era o que muitos esperavam, apontou o premiê segundo a imprensa local.

Li disse que o Governo manteve constantemente os dividendos da reforma, a condição da igualdade para as empresas, já sejam de capital privado ou estatal, e impulsionado o potencial do mercado.

Geramos uma força interna para o crescimento econômico, melhorando os fornecimentos e promovendo a demanda interna através de ajustes estruturais, agregou Li, que afirmou que a economia agora está estável e se mantém em uma faixa confortável.

Fonte: Prensa Latina