Encontro em Sauípe formula relatório sobre a Agenda África 2063
Após três dias de intensos debates (21 a 23/11), o Encontro África e a Diáspora Africana (EADA), realizado em Costa do Sauípe, Bahia, se encerrou com a elaboração de um relatório final que será entregue à União Africana como insumo para a formulação da Agenda África 2063.
Publicado 25/11/2013 18:24 | Editado 04/03/2020 16:16
O relatório diz que “embora subsistam desafios significativos para a África atingir o seu pleno potencial, ela surge no século XXI como um continente de esperança e oportunidade com base em vastos recursos naturais, diversidade populacional e desenvolvimento institucional significativo”.
Os participantes do EADA discutiram também políticas públicas para estimular a economia criativa de empreendedores negros, com foco na governança e nos negócios, através de mesas de debates, rodadas de negócios e a Feafro (Feira Internacional Afro-Étnica de Negócios e Cultura).
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi a única central sindical a participar do evento. Silvio Pinheiro, secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, considerou muito importante a participação neste encontro, pois foram três dias de troca de experiências e de ações positivas contra as práticas racistas históricas, principalmente no mercado de trabalho.
“Debatemos também como combater o racismo na imprensa através das mídias alternativas e redes sociais”, declarou Silvio, que ainda destacou um dos pontos mais positivos do encontro, que foi a mesa livre de negociação e intercâmbios, onde representantes de vários países buscaram apresentar seus projetos para encontrar financiamentos.
Fonte: CTB Bahia