Livro sobre socialismo de mercado chinês será lançado na UnB

O livro China Hoje, Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado, de autoria do pesquisador Elias Jabbour, será lançado amanhã (26/11), às 18h30, no Instituto de Ciências Políticas da UnB (Ipol).

Lançamento de livro sobre socialismo de mercado chinês - Divulgação

 A professora Marilde Loiola, diretora do Ipol, coordenará o debate sobre a publicação, que contará também com a participação do autor e dos professores Alexandre Pilati, do Instituto de Letras (IL/ TEL- UnB) e Luís Antonio Paulino, da Unesp- Marília. O evento é realizado com o apoio da Associação de Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB e Instituto Confúcio e é aberto ao público.
Com apresentação do professor Armen Mamigonian e prefácio de Domenico Losurdo, o livro faz numa abordagem que privilegia a visão do processo histórico fundamentada nos clássicos do materialismo histórico. Segundo o autor, partindo do pressuposto da complexidade inerente à formação social chinesa — evidenciada na convivência no mesmo país de formações econômico-sociais contemporâneas, mas não coetâneas —, o espetacular crescimento econômico chinês é fruto de uma decisão política e visão estratégica que serve de amparo à maximização do mercado, do planejamento, da iniciativa privada e da propriedade estatal dos meios de produção.
Segundo o professor da Faculdade de Educação da UnB, Remi Castioni, o livro responde vários questionamentos sobre o socialismo de mercado. " Elias Jabbour, nos brinda com uma preciosidade defendida na sua tese de doutorado, que foi abastecida por viagens a China, visitas in-loco aos grandes projetos de infraestrutura e diálogos constantes com os estrategistas da economia planificada de mercado, cujas impressões são problematizadas nas quase 400 páginas com farta documentação, dados e análises precisas", esclarece o professor Remi Castioni.
O autor
Elias Jabbour é Doutor em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é membro do Conselho Editorial da Revista Princípios, pesquisador da Fundação Maurício Grabois e do Núcleo de Estudos Asiáticos do Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. É também pesquisador associado do Centro de Estudos de Estratégias Alternativas de Desenvolvimento/Núcleo Brasil-China-Índia da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. Autor de "China: infra-estruturas e crescimento econômico" e "China hoje, projeto nacional, desenvolvimento e socialismo de mercado".

Com informações da Associação de Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB