Evaldo Lima destaca avanços no tratamento de dependentes químicos

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), líder do Governo na Câmara, apontou e destacou diversos avanços da gestão municipal nas políticas sobre drogas. "Fortaleza já atendeu 2.408 familiares e usuários de álcool, crack e outras drogas, desde o lançamento da campanha 'Rompa o silêncio. Ligue e peça ajuda' no dia 27 de outubro", disse o parlamentar durante pronunciamento nesta terça-feira (27/11), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza.

Segundo explicou o vereador do PCdoB, a coordenadora de Políticas Sobre Drogas (CPDrogas), Juliana Sena, "já está trabalhando para que seja feito um efetivo acompanhamento dessas pessoas, com o intuito de reconstruir e fortalecer os vínculos dos usuários com os familiares e a comunidade". Dependentes químicos e familiares que procuram por ajuda são encaminhados para o tratamento nos diversos serviços, onde são acolhidos por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo terapeuta ocupacional, enfermeiro, médico, assistente social. "O dependente químico não pode ser tratado como um criminoso. Não pode receber a culpa por não conseguir escapar do vício", diz Evaldo.

E entre as iniciativas que garantem o sucesso da atual política sobre drogas foi a ampliação de 32 para 332 vagas de tratamento distribuídas na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza. "Os fortalezenses procuravam por ajuda. Cansaram de procurar ajuda e não encontrar no Município o apoio necessário para esse tratamento", diz Evaldo. Segundo os dados da CPDrogas, a maior parte dos dependentes está na faixa etária de 18 a 30 anos. Para o vereador do PCdoB, a educação e a informação são fortes aliadas para vencer o vício e conscientizar os jovens dos malefícios que as drogas podem provocar tanto em si mesmos quanto nos familiares.

Atendimento ao público

Familiares e usuários de álcool, crack e outras drogas podem encontrar apoio 24 horas, garantindo a efetividade de um acolhimento humano e qualificado a esse público.

Serviço

Centro Integrado de Referência sobre Drogas,

Av. Luciano Carneiro, 99 – Fátima.
Telefone: 0800.032.1472

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)