Americana lança programa "Escritura de Graça" para moradia

O secretário de habitação da Prefeitura de Americana (SP), Davi Ramos (PCdoB), entregou, no dia 25 de novembro, as primeiras 225 escrituras do programa "Escritura de Graça", que isenta as moradias de interesse social das despesas cartoriais e de lavratura de escritura de registro de imóvel.

davi ramos

Até o final do ano deverão ser entregues 1.200 escrituras, número que deve chegar a 12 mil ao longo de 2014. O primeiro lote de documentos contemplou moradores dos bairros Jardim Brasil, Parque da Liberdade, Jardim Lilazes, Jardim dos Lírios e Balneário Riviera.

Participaram da solenidade, realizada no CIVI (Centro de Integração e Valorização do Idoso), o prefeito Diego De Nadai, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias. Em seu pronunciamento, o secretário de Habitação, Davi Ramos, ressaltou que “habitação não é só levantar paredes”. “Quando chegamos à Secretaria de Habitação, algumas pessoas só faltavam dizer que tinham recebido o prêmio Nobel da Paz, que tinham o DNA da habitação. Eu cheguei com humildade, dizendo que precisávamos construir moradias. Mas moradia não é só botar tijolo, erguer a casa. Moradia é documentação definitiva, é ter a possibilidade de dizer que essa casa de fato é minha, porque tenho a documentação e daqui ninguém me tira”, frisou.

Ramos ainda destacou: “Antes de chegarmos às escrituras de graça que estão sendo entregues, fizemos a regularização de 27 loteamentos em Americana, garantindo cidadania e dignidade aos seus moradores”, afirmou Davi Ramos, que fez questão de cumprimentar cada um dos presentes. “Quando a gente tem apenas um contrato de gaveta, se quiser negociar, seja por ter recebido uma herança ou um direito trabalhista, quando você vai vender o imóvel ele de cara já é desvalorizado em 20%. E, como quem vai comprar sempre tem uma boa lábia, oferece 60% do valor do imóvel. Por isso o grande compromisso do PCdoB é resgatar a dignidade e a cidadania, mostrar que essa luta nossa valeu a pena. Ninguém mais vai chegar ao seu imóvel e desvalorizá-lo”, afirmou Davi Ramos.

O prefeito Diego De Nadai saudou os moradores que receberam suas escrituras lembrando das dificuldades que a Prefeitura enfrentou para colocar o programa em prática. "Não foi fácil chegar ao ponto que nós chegamos. Podem criticar o que quiserem, ninguém mais tira isso de vocês. É gratificante ver a felicidade de todos que estão aqui nesta noite", frisou o prefeito.
Felicidade que estava estampada no rosto do aposentado Paulo Benedito Feltrin, que mora há 22 anos no Jardim Lilazes e recebeu a escritura definitiva do imóvel. "É um sonho realizado, depois de muito esforço", disse.

O programa "Escritura de Graça" foi instituído por meio da lei municipal nº 5.458, de 25 de março de 2013. O programa é destinado a regularizar a propriedade dos imóveis vinculados a programas de interesse social. O custeio das despesas cartoriais atinentes à lavratura e registro de escritura pública dos imóveis sai por conta da Prefeitura de Americana, sem ônus para o morador.

Além do programa Escritura de Graça, a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Americana, comandada pelo PCdoB, implantou diversos programas sociais como a isenção do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) para a lavratura da 1ª escritura; o programa Essa Casa é Minha, que quitou débitos de imóveis financiados em loteamentos de interesse social; e a remissão de débitos para planos comunitários de melhorias de rede de água, esgoto e asfalto em loteamentos de interesse social, além do perdão da dívida junto ao DAE (Departamento de Água e Esgoto) para as famílias que vivem em loteamentos de interesse social ou se encontram em situação de dificuldade financeira ou vulnerabilidade social.

De Americana